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Título: A formação do enfermeiro à luz do modelo de atenção psicossocial na área de saúde mental
Autor(es): Góes, André Filipe Pinheiro
Orientador(es): Lima, Maria da Glória
Assunto: Enfermeiros - programas de saúde
Centros de atenção psicossocial
Saúde mental
Data de publicação: 9-Set-2019
Referência: GÓES, André Filipe Pinheiro. A formação do enfermeiro à luz do modelo de atenção psicossocial na área de saúde mental. 2019. 111 f.,il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A reestruturação organizacional dos serviços de saúde destinados ao tratamento de pessoas com transtornos mentais apresenta-se historicamente como importante desafio na implementação de modelos biopsicossociais da atenção à saúde. Logo, a formação de profissionais de saúde orientados pela substituição progressiva do modelo assistencial hospitalocêntrico para um modelo psicossocial, torna-se fundamental para a efetivação do processo da reforma psiquiátrica. O objetivo deste estudo foi analisar os processos formativos acadêmicos e a atuação profissional dos enfermeiros, relacionados ao modelo de atenção psicossocial na saúde mental que atuam em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Distrito Federal. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando dados quantiqualitativos, mediante a aplicação de um formulário de entrevista semi-estruturado, junto a quinze enfermeiros dos CAPS da Região Sudoeste de Saúde do Distrito Federal. Para a análise, adotou-se a descrição de frequências simples e relativas para os dados quantitativos e a técnica de análise de conteúdo temática para os dados qualitativos. Dos entrevistados, 20% afirmaram que durante a formação da graduação não tiveram contato com conteúdos práticos em disciplina(s) de saúde mental e o tema mais abordado nos conteúdos teóricos foi os principais transtornos mentais. Verificou-se que a maioria possui especialização em diferentes áreas, com espectro da saúde coletiva, mas apenas um enfermeiro declarou ter especialização na área da saúde mental. Apesar dos conteúdos teóricos privilegiarem o tema da reforma psiquiátrica, os participantes ressaltaram que de modo geral, o conjunto das práticas se desenvolveu predominantemente em ambientes hospitalares psiquiátricos tradicionais, sem um alinhamento com práticas psicossociais em serviços substitutivos. O processo de educação permanente destes profissionais ainda é incipiente, as quais ocorrem ainda de maneira informal. Conclui-se que os processos de formação acadêmica auto relatadas pelos enfermeiros nos CAPS investigados estiveram inseridos e subsidiados por modelos hegemônicos manicomiais que pouco contribuem para efetivação de práticas psicossociais no campo da saúde mental, contudo percebe-se que o cotidiano do trabalho favoreceu a troca de experiência entre os pares e a equipe multiprofissional, ampliando assim o entendimento sobre o papel do enfermeiro dentro do serviço de saúde mental.
Abstract: The organizational restructuring of health services for the treatment of people with mental disorders has historically been an important challenge in the implementation of biopsychosocial models of health care. Therefore, the training of health professionals oriented by the progressive substitution of the hospital-centered care model for a psychosocial model, becomes fundamental for the effectiveness of the psychiatric reform process. The objective of this study was to analyze the academic training processes and the professional performance of nurses, related to the model of psychosocial care in mental health that work in Psychosocial Care Centers (CAPS) of the Federal District. A descriptive and exploratory study was carried out, using a qualitative approach, using quantitative data, through the application of a semi-structured interview form, together with fifteen nurses from the CAPS of the South-West Region of Health of the Federal District. For the analysis, the description of simple and relative frequencies was used for the quantitative data and the thematic content analysis technique for the qualitative data. Of the interviewees, 20% stated that during the graduation training they did not have contact with practical contents in mental health discipline (s) and the main theme in the theoretical contents was the main mental disorders. It was verified that the majority has specialization in different areas, with a spectrum of collective health, but only one nurse declared to have specialization in the area of mental health. Although theoretical content privileged the subject of psychiatric reform, the participants emphasized that in general, the set of practices developed predominantly in traditional psychiatric hospital settings, without an alignment with psychosocial practices in substitutive services. The process of permanent education of these professionals is still incipient, which still occurs informally. It is concluded that the processes of self-reported academic training in the CAPS investigated have been inserted and subsidized by hegemonic models of asylums that do not contribute much to the accomplishment of psychosocial practices in the field of mental health. However, it is perceived that daily work favored the exchange of experience between the peers and the multiprofessional team, thus broadening the understanding of the role of the nurse within the mental health service.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante
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