Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35284
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DiegoRosaMota.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonzales Taco, Pastor Willy-
dc.contributor.authorMota, Diego Rosa-
dc.date.accessioned2019-08-15T17:56:15Z-
dc.date.available2019-08-15T17:56:15Z-
dc.date.issued2019-08-15-
dc.date.submitted2019-02-27-
dc.identifier.citationMOTA, Diego Rosa. Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social. 2019. xiii, 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35284-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractPauta recorrente na pesquisa internacional, a temática que relaciona comportamento de viagem e rede de interação social de um indivíduo é o escopo deste trabalho. A incorporação da dimenção social na pesquisa em comportamento de viagem permite verificar como o meio social influencia as escolhas de viagens que um indivíduo realiza e adiciona uma nova perspectiva junto a aspectos tradicionalmente considerados, como as características do ambiente urbano e o contexto pessoal do indivíduo. Dessa forma, busca-se definir um modelo comportamental para verificar a existência da influência social na escolha do modo de viagem no contexto brasileiro. Para alcance de tal objetivo, realizou-se uma pesquisa no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, com a aplicação de um método de três etapas: i) delimitação da pesquisa; ii) coleta de dados, a partir da definição das variáveis, da estruturação do questionário e da definição da forma de coleta de dados sociais, feita pela abordagem egocentrada; iii) análise dos dados por meio da sua caracterização e análise exploratória, da definição de hipóteses de modelagem e da modelagem dos dados através de um modelo logit multinomial. Verificou-se, como resultado, a existência da influência social por conformidade na escolha do modo de viagem para a universidade quando se consideram os modos sustentáveis (bicicleta e caminhada) e a carona. A probabilidade de um indivíduo usar um modo sustentável em relação ao carro é 76% maior quando a quantidade de contatos sociais que utilizam modos sustentáveis aumenta em 10%. A probabilidade de uso da carona em relação ao carro aumenta 27% junto ao aumento de 10% no total de contatos sociais adeptos à carona. Foi possível verificar ainda que, além da influência social, o uso do transporte público, da carona e de modos sustentáveis, em detrimento do automóvel, tem probabilidades maiores quando são considerados indivíduos jovens, de domicílios com menores taxas de motorização e localizados em áreas urbanas mais adensadas. A consideração da influência social permite a percepção mais abrangente dos fatores relevantes no processo decisório individual, sendo referência para a formulação de políticas públicas de mobilidade, com destaque para aquelas que buscam promover alternativas sustentáveis e compartilhadas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComportamento - análisept_BR
dc.subject.keywordInfluência socialpt_BR
dc.subject.keywordViagenspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation comprehends the travel behavior and social network interaction theme, which has been an international research interest. The incorporation of the social view into travel behavior research allows us to establish a method of identifying and analyzing the social influence on travel choices, thus, adding a new perspective combined with traditional features such as built environment and personal characteristics. This research aims to define a behavioral model to verify whether there is a social influence on the travel mode choices in the Brazilian context. To achieve this goal, the research was carried out on the Darcy Ribeiro campus of the University of Brasília taking into account a three steps method: a) research delimitation; b) data collection, that consists of variables definition, a survey design, and a definition of social data collection, which was made by the egocentric approach; c) data analysis with the characterization and exploratory analysis, the definition of the hypotheses and a data modeling through a multinomial logit model. The results of the research reveal that there is social influence in the travel mode choice among students commuting to the University of Brasília, especially when considering sustainable modes (biking and walking) and carpooling. The odds of an ego using a sustainable mode are 76% higher if there is an increment of 10% in the proportion of alters that also use sustainable modes. The odds of an ego to carpool are 27% higher when their alter carpooling proportion increases 10%. Taking into account social influence, the odds of using public transportation, carpooling, and sustainable mode are higher when an ego is young, belongs to a household with lower motorization rates, and lives in denser neighborhood. The knowledge of social influence allows better perception of relevant factors of the decision-making process. Urban mobility policies must consider this perspective, especially those policies that aim to promote sustainable and shared travel modes as alternatives to great automobile use.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.