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Título: Relações entre escolarização, pobreza e posições de classe no campo brasileiro e suas implicações para as políticas educacionais
Outros títulos: Relations between schooling, poverty and class positions in the Brazilian rural areas and their implications for educational policies
Autor(es): Santos, Robson dos
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Escolarização
População rural
Educação do campo
Questão agrária
Políticas educacionais
Data de publicação: 31-Jul-2019
Referência: SANTOS, Robson dos. Relações entre escolarização, pobreza e posições de classe no campo brasileiro e suas implicações para as políticas educacionais. 2019. xiv, 227 f., il. Tese (Doutorado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar as relações entre escolarização, pobreza e posições de classe no campo brasileiro e as implicações dessa dinâmica às Políticas Educacionais. Inicialmente, o trabalho caracterizou os aspectos demográficos, socioeconômicos e de escolarização entre as populações do campo nas décadas recentes, buscando apontar como eles podem ser compreendidos a partir dos debates sobre a “questão agrária” e o “novo rural”. Na sequência, retomou as teorias sobre os “efeitos” atribuídos à escolarização, com base na Economia e na Sociologia da Educação, ressaltando como elas precisam ser reconsideradas à luz das particularidades sociais do rural. Utilizou critérios de rendimento como aproximação à “situação de pobreza” e propôs uma tipologia de “posições de classe” para o campo. A partir disso, foram utilizados modelos de regressão linear e logística com a finalidade de verificar as associações entre escolaridade e as referidas dimensões em dois períodos: 2005 e 2015. Analisou a incorporação do paradigma da Educação do Campo pelas das Políticas Educacionais, a partir do final da década de 1990, e as funções transformadoras que ele atribui a escolarização. Os resultados gerais da pesquisa apontam que: i) ocorreu uma ampliação moderada da escolaridade das populações residentes no campo; ii) existe correlação positiva fraca entre renda e escolaridade nas áreas rurais, de modo que não é possível concluir pela escolarização como responsável principal pela redução da pobreza; iii) as associações entre escolaridade e “posições de classe” são significativas e pouco se alteraram no período, sendo a variável sexo a que apresentou os maiores coeficientes; iv) a concepção de Educação do Campo adquiriu importância nos marcos legais e nas políticas públicas nas últimas duas décadas, tendo o conceito de “diversidade” como referência; v) na área de Políticas Sociais são escassos os estudos sobre as populações do campo em geral e sobre a educação delas em particular, de modo que é preciso ampliar os referenciais empíricos e teóricos para a compreensão do rural na contemporaneidade.
Abstract: The aim of this study was to analyze the relations between schooling, poverty and class positions in the Brazilian rural areas and its implications for educational policies. First, the study characterized demographic, socioeconomic and schooling characteristics of the rural population in recent years. This was made at framework given by “agrarian issues” and the concept of the “new rural” debates. Then it analyzed theories about schooling “effects” from Economy and Sociology of Education and how they must consider social particularities of the rural. The study uses an income criterion as a proxy to “poverty conditions”. It also suggests a “class positions” typology to the countryside. Linear and logistic regression models were used to verify the association between schooling and those two dimensions: “poverty conditions” and “class positions”. It was conducted by year: 2005 and 2015. Finally, the adoption of the “Rural Education” paradigm by federal educational policies since the 1990s is examined, particularly the transformative role it ascribes to education. The main results of the study suggest that: i) the educational levels of rural populations have increased; ii) there is a week positive correlation between income and schooling, which doesn’t allow us to conclude that schooling is the main factor do poverty reduction; iii) the association between schooling and “class positions” is positive and it showed little variation; the gender variable presented the higher coefficients; iv) the “Rural Education” concept has become important legal norms and public policies during the last two decades; it has firmed using the “diversity” concept; v) in the field of Social Policy field there are few studies about rural populations in general and their educational processes in particular. It is necessary to expand empirical and theoretical references in order to comprehend the countryside in the contemporaneity.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Serviço Social (ICH SER)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Política Social
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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