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Título: Efeito de controle contextual, resposta e consequência específicas na formação e reorganização de classes de equivalência
Autor(es): Cardoso, André Lepesqueur
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Controle contextual
Resposta específica
Classes de equivalência
Consequência específica
Data de publicação: 31-Jul-2019
Referência: CARDOSO, André Lepesqueur. Efeito de controle contextual, resposta e consequência específicas na formação e reorganização de classes de equivalência. 2019. vi, 98 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo investigou o efeito do controle contextual, da resposta específica e da consequência específica na formação, reorganização, expansão e restabelecimento das classes de equivalência. Três experimentos foram realizados com o delineamento intrassujeito. Em cada experimento, participaram quatro universitários, os quais foram expostos a duas condições: Experimental e Controle. Foram utilizados 30 estímulos abstratos, para a formação de três classes com cinco membros cada. Os três experimentos foram compostos por quatro fases, sendo estas: Fase 1 - Estabelecimento da Linha de Base e teste de equivalência; Fase 2 - Reversão e testes de Reorganização; Fase 3 - Treino e teste de expansão da classe de equivalência; Fase 4 - Restabelecimento da Linha de Base Original e das classes originais. No Experimento 1, na Condição Experimental, durante os treinos e testes, foram utilizados dois estímulos visuais (cores) exercendo a função de estímulos contextuais e foi realizado um treino de discriminação contextual na Fase 2. Relações com os estímulos B e E foram testadas na presença do estímulo contextual, porém esses estímulos não foram relacionados com os estímulos contextuais nos treinos. Foi verificado que três de quatro participantes demonstraram a formação, reorganização, expansão e restabelecimento das classes de equivalência. No Experimento 2 foram utilizadas respostas específicas durante o treino, que consistiam em sequências de respostas de seleção com o mouse emitidas em diferentes posições da tela. Considerou-se resposta específica como a emissão de diferentes respostas de observação ao estímulo modelo. Foi verificado que dois de quatro participantes demonstraram a formação, reorganização, expansão e restabelecimento das classes de equivalência. Por fim, no Experimento 3, apenas durante os treinos, foram utilizadas imagens de logomarcas como consequências específicas para respostas comuns de seleção. Como resultado, apenas dois participantes demonstraram reorganização e expansão de classes, mas nenhum dos quatro participantes atingiu os critérios em todas as etapas de formação, reorganização, expansão e restabelecimento das classes de equivalência. Foi discutido que o controle contextual pode ter melhores resultados em situações de contingências conflitantes e ausência de informação sobre qual delas está em vigor. Já as respostas específicas demonstraram os melhores resultados em situações em que novos aprendizados são necessários (formação e reorganização de classes), mas resultados inferiores, em comparação à manipulação do controle contextual, na discriminação da contingência em vigor. Os limites do procedimento utilizado recaem no treino de resposta específica apenas aos três estímulos utilizados como modelo (A, B e D). É possível que as consequências específicas utilizadas no presente estudo não tenham adquirido função discriminativa. Sugere-se a realização de novas pesquisas para investigar a combinação de manipulações para a obtenção da reorganização das classes de equivalência, em especial o controle contextual e a resposta específica.
Abstract: This study investigated the effect of the contextual control of the specific response and the specific consequence in the formation, reorganization, expansion and reestablishment of the equivalence classes. Three experiments were performed using within subject design. Four university students participated in each experiment, and were exposed to two conditions: Experimental and Control. Thirty abstract stimuli were used to form three classes with five members each. The three experiments were composed of four phases: Phase 1 - Establishment of Baseline and equivalence test; Phase 2 - Reversal and Reorganization tests; Phase 3 - Training and expansion test of the equivalence class; Phase 4 - Restoring the Original Baseline and Original Classes abstract stimuli were used to form three classes with five members each. The three experiments were composed of four phases: Phase 1 - Establishment of Baseline and equivalence test; Phase 2 - Reversal and Reorganization tests; Phase 3 - Training and expansion test of the equivalence class; Phase 4 - Restoring the Original Baseline and Original Classes. In Experiment 1, in the Experimental Condition, during the training and tests, visual stimuli (colors) was used exerting the function of contextual stimuli and a training of contextual discrimination were performed as well. Relations with stimuli B and E were tested in the presence of contextual stimuli, but these stimuli were not related to the contextual stimuli in the training. As a result of this manipulation, three of four participants demonstrated the formation, reorganization, expansion, and reestablishment of equivalence classes. In Experiment 2, responses in sequences emitted at different positions of the screen (performed using the mouse) were used as specific responses. A specific response was considered as the emission of different observation responses to the model stimulus. Two of four participants demonstrated the formation, reorganization, expansion and reestablishment of the equivalence classes. Finally, in Experiment 3, only during training, images of logos were used as specific consequences. Only two participants demonstrated reorganization and class expansion, but none of the four participants achieved all of the criteria, with included reorganization, expansion and re-establishment of equivalence classes. It was discussed that the contextual control can have better results in situations of conflicting contingencies and lack of information on which contingency is in effect. On the other hand, the specific responses demonstrated the best results in situations where new learning was needed (training and reorganization), but inferior results, compared to the manipulation of contextual control, in the discrimination of the contingency. The limits of the procedure used rests on the specific response training only to the three stimuli used as model (A, B and D). It is possible that the specific consequences used in this study have not acquired the discriminative function. Further research was suggested in order to investigate the combination of manipulations to obtain reorganizations of equivalence classes, especially contextual control and specific response.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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