Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35185
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PercepcaoDocentesAcercaCompetencias.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Valéria Bertonha-
dc.contributor.authorAntonio, Priscila da Silva-
dc.contributor.authorAndrade, Juliane-
dc.contributor.authorBolina, Alisson Fernandes-
dc.contributor.authorSantos, Paulo Henrique Fernandes dos-
dc.contributor.authorParanagua, Thatianny Tanferri de Brito-
dc.date.accessioned2019-07-31T11:23:31Z-
dc.date.available2019-07-31T11:23:31Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.citationMACHADO, Valéria Bertonha et al. Percepção dos docentes acerca das competências desenvolvidas pelos egressos de Enfermagem por meio do ensino simulado: um estudo qualitativo. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 8., 2019, Lisboa. Atas [...]. Lisboa: CIAIQ, 2019. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2136. Acesso em: 31 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35185-
dc.description.abstractObjetivo: resgatar a percepção dos docentes quanto às competências desenvolvidas através do ensino simulado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, análise temática segundo Minayo. Identificadas as competências científicas, ética, política, gerencial, relacional / afetiva, pensamento crítico em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacional. Os docentes têm consciência da dificuldade de concretização dessa proposta, pois necessitam de capacitação. A recompensa e satisfação se apresenta quando as tentativas alcançam seus objetivos. Reclamam a necessidade de construção coletiva para o desenvolvimento inicialmente de suas competências. O clima de coesão e compartilhamento de experiências exitosas contribui para estimular novos ensaios. Como resultado evidencia-se a capacidade para desenvolver competências essenciais. Podemos identificar que ao compararmos o ensino tradicional e a simulação, esta tecnologia possibilita desenvolver competências, minimizar erros, proporcionar segurança aos pacientes, alunos e docentes. O aluno é sujeito da sua aprendizagem e participa ativamente da construção do saber.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherCIAIQpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção dos docentes acerca das competências desenvolvidas pelos egressos de Enfermagem por meio do ensino simulado : um estudo qualitativopt_BR
dc.title.alternativeTeachers' perception about the competences developed by the nursing expenses through simulated teaching : a qualitative study-
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordSimulaçãopt_BR
dc.subject.keywordCompetência profissionalpt_BR
dc.subject.keywordQualificação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPacientespt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Priscila da Silva Antonio, em 29 de julho de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeDepartamento de Enfermagem (FS ENF)-
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.