Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Machado, Valéria Bertonha | - |
dc.contributor.author | Antonio, Priscila da Silva | - |
dc.contributor.author | Andrade, Juliane | - |
dc.contributor.author | Bolina, Alisson Fernandes | - |
dc.contributor.author | Santos, Paulo Henrique Fernandes dos | - |
dc.contributor.author | Paranagua, Thatianny Tanferri de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T11:23:31Z | - |
dc.date.available | 2019-07-31T11:23:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Valéria Bertonha et al. Percepção dos docentes acerca das competências desenvolvidas pelos egressos de Enfermagem por meio do ensino simulado: um estudo qualitativo. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 8., 2019, Lisboa. Atas [...]. Lisboa: CIAIQ, 2019. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2136. Acesso em: 31 jul. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35185 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: resgatar a percepção dos docentes quanto às competências desenvolvidas através do ensino simulado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, análise temática segundo Minayo. Identificadas as competências científicas, ética, política, gerencial, relacional / afetiva, pensamento crítico em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacional. Os docentes têm consciência da dificuldade de concretização dessa proposta, pois necessitam de capacitação. A recompensa e satisfação se apresenta quando as tentativas alcançam seus objetivos. Reclamam a necessidade de construção coletiva para o desenvolvimento inicialmente de suas competências. O clima de coesão e compartilhamento de experiências exitosas contribui para estimular novos ensaios. Como resultado evidencia-se a capacidade para desenvolver competências essenciais. Podemos identificar que ao compararmos o ensino tradicional e a simulação, esta tecnologia possibilita desenvolver competências, minimizar erros, proporcionar segurança aos pacientes, alunos e docentes. O aluno é sujeito da sua aprendizagem e participa ativamente da construção do saber. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | CIAIQ | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção dos docentes acerca das competências desenvolvidas pelos egressos de Enfermagem por meio do ensino simulado : um estudo qualitativo | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers' perception about the competences developed by the nursing expenses through simulated teaching : a qualitative study | - |
dc.type | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simulação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pacientes | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Priscila da Silva Antonio, em 29 de julho de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Enfermagem (FS ENF) | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento
|