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2019_CamiloFerreiraBorges.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGontijo, Cleyton Hércules-
dc.contributor.authorBorges, Camilo Ferreira-
dc.date.accessioned2019-07-26T21:13:36Z-
dc.date.available2019-07-26T21:13:36Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.date.submitted2019-03-27-
dc.identifier.citationBORGES, Camilo Ferreira. Atividades criativas e o relacionamento dos alunos com a matemática. 2019. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35166-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da dissertação foi analisar as possíveis influências da aplicação de um conjunto de atividades criativas, de curta duração, no início da aula, de uma turma 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do DF se relacionam com a matemática. Tomamos como hipótese que as atividades criativas podem ser utilizadas como uma ferramenta simples para auxiliar o professor na hora do planejamento das aulas, bem como para mobilizar os alunos para aprender os conteúdos de matemática e evidenciar as suas responsabilidades nesse aprendizado. Para este trabalho, optou-se pela realização de uma pesquisa aplicada com característica exploratória, observando duas turmas, uma chamada de grupo controle (sem intervenção das atividades criativas) e outra chamada de turma pesquisada (com intervenção com atividades criativas). Foram aplicados três instrumentos de coleta de dados no início da pesquisa para ambas as turmas. Em seguida, realizou-se a intervenção com as atividades criativas na turma pesquisada. Ao final, ambas as turmas responderam a novos instrumentos de coletas de dados a fim de verificar se houve alguma mudança de relacionamento dos alunos com a matemática. A partir dos resultados apresentados foi possível perceber que as atividades causaram mudança no relacionamento da maioria dos alunos. Apesar de envolver de forma subjetiva essas mudanças, foi importante poder comparar que na turma onde aplicaram-se as atividades, houve relatos dos alunos confirmando que tanto as atividades como a forma que elas foram aplicadas influenciaram positivamente. Na turma controle, poucos alunos relataram uma melhora em relação à matemática ao longo do período da investigação. Enfim, foi possível verificar que não apenas o comportamento dos professores, mas também as atividades eram igualmente importantes para obter o engajamento e motivação dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAtividades criativas e o relacionamento dos alunos com a matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCriatividade (Educação)pt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - criatividadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this essay is to analyze how a set of creative activities that can be briefly applied in the beginning of the class can possibly have an influence on the way a group of 8th graders of an elementary school in DF relate to mathematics. The study taken was based on the hypothesis that creative activities can be used as simple tools to assist teachers with their plannings, to motivate students to learn mathematics, and also to highlight the responsibilities for their learning process. For this task, it has been chosen to carry out an applied research with exploratory chacacteristics by observing two groups of learners, one called a control group (without creative activities intervention) and another called a research group (with creative activities intervention). Three mechanisms of data collection were applied at the beginning of the research for both classes. Then, the intervention with creative activities in the research group took place. By the end of the task, both groups of students were required to answer new data collection mechanisms in order to see if there had been any kind of change in their relationship with mathematics. From the observed results, it was possible to see that those activities had changed the way the majority of students relate to mathematics. Despite having analyzed subjective changes, being able to compare the two groups was important because individuals from the one in which the activities were applied have reported that both the activities and the way they were applied had influenced them more positively. Whereas in the control group, only few learners reported an improvement over mathematics throughout the investigation period. In conclusion, with this study it was possible to verify that not only the behavior of the teachers, but also the activities applied have played a very important role to obtain the engagement and motivation of the pupils.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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