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dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeiffer-
dc.contributor.authorMoraes, Ana Paula da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-26T20:35:49Z-
dc.date.available2019-07-26T20:35:49Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.date.submitted2019-02-22-
dc.identifier.citationMORAES, Ana Paula da Silva. Efeitos de automonitoramento do comportamento sobre a adesão a tarefas comerciais executadas por microempreendedores. 2019. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35157-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA leitura compartilhada interativa de obras literárias é uma forma de leitura em que um mediador lê em voz alta para um grupo e são discutidos aspectos relacionados à obra. O presente estudo investigou experimentalmente os efeitos da leitura compartilhada LuDiCa (Leitura Dialógica para Compreensão), com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre a compreensão leitora de um romance juvenil. A LuDiCa é uma forma de leitura compartilhada interativa que prioriza o diálogo em torno de funções das narrativas, por meio do ciclo dialógico. Este ciclo é uma adaptação proposta pela LuDiCa com ênfase na responsividade, em que, ao longo da leitura em voz alta do texto são realizados convites ao diálogo e discussão sobre aspectos da narrativa. O mediador escuta as falas dos participantes, mostra que as ouviu, reforçando, expandindo e promovendo o diálogo no grupo. Dá continuidade à leitura da obra, realizando novos ciclos, quando possível. Foi realizada uma pesquisa experimental com delineamento de linha de base múltipla por grupo. Participaram desse estudo 16 estudantes de um centro supletivo público do Distrito Federal, em grupos de quatro participantes. Para a leitura, foi utilizado um romance da escritora Lígia Bojunga, previamente analisado, mediado em um trecho por sessão. Na Linha de Base, a leitura coletiva foi feita em voz alta, contínua, sem pausas para diálogo. A intervenção se deu com a utilização da LuDiCa, em que foram realizados três convites ao diálogo por sessão, baseados nas funções da narrativa, com perguntas preparadas a partir da análise do romance. A compreensão foi medida por meio do percentual de funções e eventos presentes no texto que foram descritos pelos participantes no reconto com e sem ajuda da mediadora. A entrada na LuDiCa resultou em aumento das funções para os Grupos 1, 3 e 4, sem sobreposição de valores com a Leitura Simples. Também houve aumento dos eventos para os Grupos 3 e 4, sem sobreposição de valores com a Leitura Simples. O percentual de participação nos diálogos também foi maior na LuDiCa quando comparada com a condição de Leitura Simples para todos os grupos. A LuDiCa, nesse sentido, pode contribuir para melhoria da compreensão leitora no contexto da EJA.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeitos de uma Forma Adaptada de Leitura Dialógica (LuDiCa) sobre a compreensão de narrativas em adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeitura dialógicapt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordLeitura compartilhadapt_BR
dc.subject.keywordLeitura - compreensãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Shared interactive reading of literary work is a kind of reading in which the mediator reads aloud to a group and important aspects of the book are discussed. The present study investigated, experimentally, the effects of a kind of shared reading (Dialogic Reading for Comprehension—DiReCo), with students from Youth and Adult Education - YAE, in the reading comprehension of a juvenile romance. DiReCo is a kind of interact shared reading that prioritizes dialog around narrative functions through the dialogic cycle. This cycle is an adaptation proposed by DiReCo in which, throughout reading aloud, invitations to dialog and discussions about narrative aspects are made. Mediator listen to participant’s speeches, shows that he listened by reinforcing, expanding and promoting dialog in the group. Reading goes on and new cycles are proposed, when possible. We realized an experimental research with single subject design between groups. Participated in this study 16 students from a supplementary public school in Federal District, in groups of four participants each. For the reading we used a romance written by Ligia Bojunga, previously analysed, been mediated a patch each session. In baseline, the reading was made aloud, continuously, with no pauses for dialog. Intervention was made with the DiReCo, in which three invitations for dialog were made by session, based on narrative functions, planed from the romance analysis. Comprehension was measured through percentage of narrative functions and events from the text and were described by the participants in retelling with and without mediator’s help. Entry in DiReCo resulted in raising of functions for groups 1, 2, and 4, with no overlapping in values with simple reading sessions. Also, there was a raising in events for groups 3 and 4, with no overlapping in values with simple reading sessions. Percentage of participation in dialog was also superior when compared to simple reading condition to all groups. In that way, DiReCo can contribute to improve reading comprehension in the context of education for YAE.pt_BR
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