Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35131
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ManoelRobsonAguiar.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação do risco de desvios de conduta de dirigentes de fundos de pensão : um estudo de caso de análise multicritério aplicada à Teoria da Agência
Autor(es): Aguiar, Manoel Robson
Orientador(es): Souza, João Carlos Félix
Coorientador(es): Neumann, Clóvis
Assunto: Fundos de pensão
Previdência complementar
Gestão de riscos
Teoria da agência
Data de publicação: 22-Jul-2019
Referência: AGUIAR, Manoel Robson. Avaliação do risco de desvios de conduta de dirigentes de fundos de pensão: um estudo de caso de análise multicritério aplicada à Teoria da Agência. 2018. xiii, 109 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A importância dos fundos de pensão para os trabalhadores e para as economias dos países exige alta qualificação técnica e ética dos dirigentes dessas entidades, especialmente pelos problemas de agência a que estão sujeitas as organizações que administram recursos de muitos proprietários. Este estudo propõe um modelo de análise multicritério para avaliação de risco de desvios de conduta de dirigentes de fundos de pensão brasileiros, considerando critérios associados à entidade e intrínsecos ao dirigente, selecionados a partir de pesquisa em artigos científicos e junto às autoridades de supervisão do Sistema Financeiro Nacional brasileiro e de fundos de pensão ao redor do mundo. Foi realizado um estudo de caso com 436 dirigentes da diretora-executiva, do conselho deliberativo e do conselho fiscal das 16 entidades enquadradas como sistemicamente importantes pelas Previc. Os resultados demonstraram que, em regra, os dirigentes possuem baixo índice de risco e estão aptos a exercerem suas funções.
Abstract: The importance of pension funds for workers and the economies of countries requires a high technical and ethical qualification of the managers of these entities, especially for the agency problems to which the organizations administering resources of many owners are subject. This study proposes a multicriteria analysis model for the evaluation of the risk of misconduct of managers of brazilian pension funds, considering criteria associated to the entity and intrinsic to the manager, selected from research in scientific articles and with the supervisory authorities of the Sistema Financeiro Nacional and pension funds around the world. A case study was conducted with 436 managers of the executive director, deliberative council and fiscal council of the 16 entities classified as systemically important by Previc. The results showed that, as a rule, managers have low risk and are able to perform their duties.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.