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Título: Obscenografia, o expográfico e a moldura do real
Autor(es): Ferreira, Matias Monteiro
Orientador(es): Orthof, Geraldo
Assunto: Psicanálise e arte
Arte contemporânea
Freud, Sigmund, 1856-1939 - crítica e interpretação
Lacan, Jacques, 1901-1981 - crítica e interpretação
Expografia
Data de publicação: 18-Jul-2019
Referência: FERREIRA, Matias Monteiro. Obscenografia, o expográfico e a moldura do real. 2018. 314 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente texto, concebido, elaborado e submetido como uma tese em arte, investiga o ato expográfico a partir da aproximação entre o campo da Expologia e a dimensão da fantasia nos modelos de subjetivação oriundos da experiência psicanalítica. Para tanto, propomos uma interlocução (dentre as muitas possíveis) entre Arte, Expologia e Psicanálise, referenciados, sobretudo, na obra de Sigmund Freud e Jacques Lacan, de modo a investigar as implicações de um discurso expológico atravessado pelos sistemas interpretativos e repertório conceitual analíticos. Exploramos, portanto, determinadas especificidades poéticas do expográfico cuja emergência está condicionada a interseção entre estes distintos campos disciplinares, convergindo à uma leitura particular desta grafia, tão determinante para a constituição da visibilidade moderna, e a monstração do real, que reiteradamente lhe assedia.
Abstract: The present text, conceived, elaborated and submitted as a doctoral thesis on Art, investigates a dimension inscribed in the expographic act that emerges from the articulation between the fields of Exhibition Studies and the dimension of fantasy as conceived throughout the analytical experience. Thus, it proposes a possible exchange among Arts, Exhibition Studies and Psychoanalysis, referenced mainly by the works of Sigmund Freud and Jacques Lacan, in order to explore the viability and conceptual implications of an expological discourse instigated by an analytical rendering. This research sought to examine poetic specificities in exhibition making that are conceptually conditioned to the impact those distinct disciplinary fields produce on each other, converging to a peculiar comprehension of this particular graphics, so crucial to the establishment of modern visibility, and the “monstration” of the real that continuously disrupt it.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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