http://repositorio.unb.br/handle/10482/3508
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Terezinha Goreti Rodrigues dos Santos.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Uma aprendizagem, ou, o livro dos prazeres como bildungsroman |
Autor(es): | Santos, Terezinha Goreti Rodrigues dos |
Orientador(es): | Schwantes, Cíntia Carla Moreira |
Assunto: | Lispector, Clarice, 1925-1977 Literatura brasileira contemporânea Estudos de gênero Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc |
Data de publicação: | 3-Fev-2010 |
Data de defesa: | Nov-2006 |
Referência: | SANTOS, Terezinha Goreti Rodrigues dos. Uma aprendizagem, ou, o livro dos prazeres como bildungsroman. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa é responder à pergunta se Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres - UALP, romance de Clarice Lispector, pode ser analisado como um romance de formação feminino.
A narrativa começa com uma vírgula, letra minúscula e a descrição do pensamento da protagonista, num momento de ansiedade. Não existe um enredo linear. Nos moldes da moderna literatura do século XX, exige-se do leitor uma participação ativa para as referências intertextuais, para a ambigüidade de uma leitura superficial e outra em palimpsesto e, principalmente, para as características de Bildungsromane femininos, como a forma epifânica do processo de iniciação feminino, a presença de um mentor masculino que não é o primeiro amante da protagonista, a ausência da mãe, a relação conflituosa com o pai e o rompimento com os padrões da sociedade patriarcal. Vale lembrar que essa é uma obra polêmica, apreciada por parte da crítica e julgada menor por alguns autores. Diane Marting e Rita Schmidt, entre outros, a consideram um Bildungsroman feminino. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this research is to establish if Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres – UALP is a female Bildungsroman, or not. The narrative begins with a comma, a small letter and the description of the protagonist’s thoughts in a moment of anxiety. There is no linear plot. As usual in the modern literature of the XXth C., the reader is invited to actively participate, finding intertextual references, in the ambiguity of a superficial reading and another, in palympsest, and mainly to the characteristics of the female Bildungsroman, as, for instance, the epiphanic way of the female initiation process, the presence of a male mentor, who is not the protagonist’s first lover, the absence of the mother, the conflictous relationship with the father and the breaking with the patterns of patriarchal society. It’s worthy to remember that this is a polemic book, approved by some critics and considered failed by others. Diane Marting and Rita Schmidt, among others, consider UALP a female Bildungsroman. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2006. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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