Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35075
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CíntiadeAraújoMatos.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRossato, Maristela-
dc.contributor.authorMatos, Cíntia de Araújo-
dc.date.accessioned2019-07-12T21:15:55Z-
dc.date.available2019-07-12T21:15:55Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.date.submitted2019-02-21-
dc.identifier.citationMATOS, Cíntia de Araújo. O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar: reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional. 2019. 210 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35075-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho surge de inquietações profissionais sobre os fenômenos sociais da escolarização e o compromisso social do psicólogo escolar com tais fenômenos. Sobretudo, essa inquietação recai enfaticamente sobre os processos formativos oferecidos aos profissionais de educação e sua relação com as ações que desenvolvem no âmbito escolar. O objetivo deste trabalho foi compreender como a experiência de reflexão teórico-prática da atuação profissional pode mobilizar o desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar. Os referenciais da Teoria da Subjetividade, em sua perspectiva cultural-histórica, e os princípios epistemológicos e metodológicos da Epistemologia Qualitativa, foram utilizados como plataforma de reflexão e possibilitaram a construção de um conhecimento oriundo de uma análise construtivo-interpretativa. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, em dois tempos, sendo o primeiro tempo um momento de escolha da participante da pesquisa, a partir da análise de informações sobre sua configuração subjetiva, e o segundo tempo, um espaço de intervenção da pesquisa onde as reflexões, os tensionamentos e os movimentos subjetivos ocorreram. A configuração subjetiva da profissão de psicóloga escolar, foi sendo tensionada no curso dos encontros da pesquisa e mudou diante dos novos posicionamentos assumidos pela participante em sua atuação profissional. Foi possível avançar em relação à distância existente entre os espaços de formação continuada e os de atuação profissional, pois tornou-se evidente a relevância de considerar a subjetividade da pessoa em processos formativos, uma vez que essa subjetividade se materializa nas ações e relações desenvolvidas no cotidiano profissional. Por fim, destacamos que o estudo realizado evidenciou que uma reflexão teórico-prática sobre a atuação profissional viabiliza o desenvolvimento subjetivo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicólogo escolarpt_BR
dc.subject.keywordPsicólogos - atuaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicólogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work arises from professional concerns about the social phenomena of schooling and the social commitment of the school psychologist to such phenomena. Above all, this concern rests emphatically on the training processes offered to education professionals and their relationship with the actions they develop in the school context. The objective of this work was to understand how the theoretical-practical reflection experience of the professional performance can mobilize the subjective development of the school psychologist. The references of Subjectivity Theory, in its cultural-historical perspective, and the epistemological and methodological principles of Qualitative Epistemology, were used as a platform for reflection and made possible the construction of a knowledge from a constructive-interpretative analysis. The research was carried out by means of a case study, in two times, being the first time a moment of choice of the research participant, from the analysis of information about its subjective configuration, and the second time, a space of intervention of the research where the reflections, the tensions and the subjective movements occurred. The subjective configuration of the profession of school psychologist was stressed in the course of the research meetings and changed in the face of the new positions assumed by the participant in her professional performance. It was possible to advance in relation to the distance between the spaces of continuous formation and those of professional performance, since it became evident the relevance of considering the subjectivity of the person in formative processes, since this subjectivity materializes in the actions and relations developed in the professional daily life. Finally, we emphasize that the study carried out showed that a theoretical-practical reflection on the professional performance enables the subjective development.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.