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2018_MaressaPriscilaNegrãoCardosoBraga.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorVasconcelos, Láercia Abreu-
dc.contributor.authorBraga, Maressa Priscila Negrão Cardoso-
dc.date.accessioned2019-07-12T20:28:55Z-
dc.date.available2019-07-12T20:28:55Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.citationBRAGA, Maressa Priscila Negrão Cardoso. O comportamento do punidor de crianças em metacontingências no jogo de punição altruísta. 2018. ix, 62 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35063-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018.pt_BR
dc.description.abstractComportamentos cooperativos podem ser investigados a partir de sanções de terceiros, sejam manifestações de aprovação ou reprovação. Nesse sentido, a punição altruísta ocorre quando um indivíduo escolhe sofrer um prejuízo para punir o comportamento desertor de outro. O objetivo desse estudo consistiu em investigar se metacontingências no Jogo de Punição altruísta são capazes de selecionar diferentes padrões de comportamento do punidor. Relatos verbais foram analisados com objetivo de identificar descrições de contingências e exemplos de justiça/injustiça. Participaram do estudo 40 crianças, entre nove e 11 anos, divididas em 20 duplas. Foi programado um delineamento ABCBAC para todo o estudo. Na Condição A, não havia liberação de pontos. Na Condição B, os participantes ganhavam pontos ao punir distribuições iguais e não punir desiguais, e, na Condição C, ao punir distribuições desiguais e não punir iguais. O Experimento 1 contou com o planejamento descrito acima. Os Experimentos 2 a 4 tiveram pequenos ajustes nas instruções e/ou no procedimento, de forma a salientar: o ganho de pontos, no Experimento 2; o ganho consecutivo de pontos, no Experimento 3; e a perda de fichas, no Experimento 4. Os resultados dos Experimentos 1 e 2 não mostram controle claro das metacontingências nas Condições B e C. Participantes em duplas puniram em todas as tentativas, independente da condição em vigor, ou puniram apenas personagens com distribuição desigual. Entretanto, os Experimentos 3 e 4 mostram maior controle das metacontingências nas Condições B e C. E ainda, a mudança de condição ocorreu, em geral, baseada no critério de desempenho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO comportamento do punidor de crianças em metacontingências no jogo de punição altruístapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMetacontingênciapt_BR
dc.subject.keywordCooperaçãopt_BR
dc.subject.keywordPuniçãopt_BR
dc.subject.keywordComportamento - análisept_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Cooperative behaviors can be investigated in view of third-party sanctions, whether manifestations of approval or disapproval. Altruistic punishment occurs when an individual chooses to suffer injury to punish the deserting behavior of another one. This study aimed to investigate whether metacontingencies in the Altruistic Punishment Game select different patterns of punitive behavior. Verbal reports were analyzed in order to identify descriptions of contingencies and examples of justice/injustice situations. Participants were 40 children between 9 and 11. An ABCBAC reversal design was programmed to all Experiments. In Experiment1, in Condition A, there were no points. In Condition B, participants received points by punishing equal distributions and not punishing unequal, and in Condition C by punishing unequal distributions and not punishing equals. Furthermore, in Experiments 2 to 4, small adjustments in instructions and/or in the procedure were made in order to emphasize: gain points (Experiment 2); consecutive gain points (Experiment 3); and the loss of chips (Experiment 4). The results of Experiments 1 and 2 did not show clear control of the metacontingencies in Conditions B and C. Participants in pairs punished in all attempts, independent of the condition, or punished only characters with unequal distributions. However, Experiments 3 and 4 show satisfactory control of the metacontingencies in Conditions B and C. In addition, considering Experiments 3 and 4, changes in Conditions occurred, in general, based on the performance criterion.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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