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2019_AnastasiyaGolets.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPires, Lana Magaly-
dc.contributor.authorGolets, Anastasiya-
dc.date.accessioned2019-07-11T21:54:11Z-
dc.date.available2019-07-11T21:54:11Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.date.submitted2019-02-11-
dc.identifier.citationGOLETS, Anastasiya. A percepção do Brasil como destino turístico: a novela brasileira no Leste Europeu. 2019. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35031-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNo presente estudo analisa-se a percepção do Brasil enquanto destino turístico pelos espectadores da telenovela brasileira residentes no Leste Europeu. Esta região foi escolhida como recorte espacial da pesquisa devido a tradicionalmente altos índices de audiência da novela brasileira e escassez de pesquisas sobre a interação cultural entre essa parte do mundo e o Brasil. O estudo contou com a participação de 149 membros de uma comunidade virtual dedicada a telenovelas brasileiras na maior rede social da Europa. Metodologicamente, a pesquisa se pautou na fenomenologia da percepção do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, que constituiu a base interpretativa deste trabalho. Os resultados do estudo apontam que a maioria dos espectadores da novela avalia o Brasil como um destino atraente e manifesta uma forte vontade de visitá-lo. A interpretação do discurso dos participantes origina três principais categorias do Brasil percebido no Leste Europeu: o Brasil do brasileiro; o Brasil da natureza paradisíaca e o Brasil-sonho – idealização do país e referência ao que há de melhor na imaginação dos participantes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA percepção do Brasil como destino turístico : a novela brasileira no Leste Europeupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTelenovelas - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordMarketing turísticopt_BR
dc.subject.keywordTurismo - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento turísticopt_BR
dc.subject.keywordTurismo - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordImaginário socialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study analyses the perception of Brazil as a tourist destination by Brazilian telenovelas viewers from Eastern Europe. This region was chosen as a geographic area of research due to traditionally high ratings of audience of Brazilian telenovelas and lack of research on the cultural interaction between this part of the world and Brazil. Thus, 149 members of a Brazilian telenovelas’ virtual community in the largest social network in Europe participated in the study. As to the research methodology, it was based on the phenomenology of the perception of the French philosopher Maurice Merleau-Ponty, which provided the interpretive basis of this thesis. The results of the study indicate that most telenovela viewers evaluate Brazil as an attractive destination and manifest a strong desire to visit it. The interpretation of the participants' discourse gives rise to three main categories of how Brazil is perceived in Eastern Europe: Brazil of the Brazilian; Brazil of the paradisiacal nature and Brazil-dream - idealization of the country and reference to what is best in the imagination of the participants.pt_BR
dc.description.abstract4АННОТАЦИЯ: Цель данного исследования – анализ восприятия Бразилии как туристического направления среди жителей Восточной Европы, смотрящих бразильские сериалы. Выбор данного региона объясняется традиционно высокими рейтингами бразильских теленовелл и отсутствием исследований о культурном взаимодействии между этой частью Европы и Бразилией. Исследование проводилось со 149 участниками виртуального сообщества, посвященного бразильской теленовелле, в крупнейшей социальной сети Европы. Методология основывалась на феноменологии восприятия французского философа Мориса Мерло-Понти, послужившей основой интерпретационного анализа в данной работе. Согласно результатам исследования, большинство зрителей бразильской теленовеллы считают Бразилию привлекательным направлением и изъявляют сильное желание посетить ее. Интерпретация дискурса участников дала начало трем основным категориям восприятия Бразилии в Восточной Европе: Бразилия – страна бразильского народа; Бразилия – страна райской природы и Бразилия-мечта – идеализация страны и квинтэссенция всего самого лучшего в воображении участников.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Excelência em Turismo (CET)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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