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dc.contributor.advisorSouza, Wânia Cristina de-
dc.contributor.authorBarbato, Mariana-
dc.date.accessioned2019-07-10T20:15:55Z-
dc.date.available2019-07-10T20:15:55Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.date.submitted2018-12-12-
dc.identifier.citationBARBATO, Mariana. Interpretação de expressões faciais de emoção: um estudo com crianças em instituições de acolhimento do Distrito Federal. 2018. 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34978-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018.pt_BR
dc.description.abstractBuscou-se avaliar o desempenho de crianças acolhidas em duas tarefas experimentais de interpretação e reconhecimento de emoções. Participaram da pesquisa um grupo experimental de crianças em situação de acolhimento (n=22) e um grupo controle de crianças que residem com a família (n=13), faixa etária de seis a oito anos. No experimento de interpretação foram utilizadas 30 vinhetas de conteúdo emocional sobre as seis emoções básicas, a partir das quais os participantes apontaram em um conjunto de sete fotografias, aquela que julgavam mostrar como o personagem da vinheta se sentiu em cada história. No experimento de reconhecimento, foi solicitado que os participantes reconhecessem a expressão correspondente ao nome da emoção. O tipo de emoção afetou a taxa de acerto dos participantes no grupo controle e experimental. O grupo experimental obteve menores taxas de acerto na emoção medo e surpresa no experimento de interpretação. As taxas de acerto foram significativamente maiores no grupo controle nas tarefas de interpretação e reconhecimento. Os resultados vão ao encontro da literatura que aponta a influência das experiências de vida na interpretação de emoções em faces e se contrapõe às pesquisas que apontam não haver evidências de diferenças entre crianças acolhidas e não acolhidas no reconhecimento de emoções em faces.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInterpretação de expressões faciais de emoção : um estudo com crianças em instituições de acolhimento do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEmoçõespt_BR
dc.subject.keywordInteligência emocionalpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento psicossocialpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordÓrfãospt_BR
dc.subject.keywordExpressão facialpt_BR
dc.subject.keywordReconhecimento de facept_BR
dc.subject.keywordLinguagem corporalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFlores, Eileen Pfeiffer-
dc.description.abstract1The aim of the research was to evaluate the performance of children living in foster homes in two experimental tasks of interpretation and recognition of emotions. An experimental group of children receiving foster care (n=22) and a control group of children living with their families (n=13), aged from six to eight years participated. In the interpretation experiment, 30 vignettes with content related to the six basic emotions were used. For each vignette, participants were showed seven photographs and asked to choose the one they thought expressed the emotion of the character in the vignette. In the recognition experiment, the participants were asked to recognize the expression corresponding to the name of the emotions. The type of emotion affected the hit rate of participants in the control and in the experimental group. The experimental group obtained lower rates of accuracy in fear and surprise in the interpretation experiment. Hit rates were significantly higher in the control group in the interpretation task and recognition task. The results agree with the literature that points out the influence of life experiences on the interpretation of emotions in faces and counterposes to the researches that point out that there is no evidence of differences between children that lives in foster homes and children who live with family in the recognition of emotions in faces.pt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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