Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34977
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ElineideMahelideOliveiraCarvalhoZigunow.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRispoli, Vinicius de Carvalho-
dc.contributor.authorZigunow, Elineide Mahelide Oliveira Carvalho-
dc.date.accessioned2019-07-10T20:14:14Z-
dc.date.available2019-07-10T20:14:14Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.date.submitted2018-12-11-
dc.identifier.citationZIGUNOW, Elineide Mahelide Oliveira Carvalho. A estatística na educação básica: uma proposta de estudo interdisciplinar para o nono ano do ensino fundamental. 2018. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34977-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO conteúdo de Estatística faz parte do currículo da Matemática da Educação Básica, e usualmente é ensinado de forma mecânica com uso de repetições de fórmulas e resultados semas devidas justificativas ou análises. Visando uma alternativa e uma abordagem diferente, procurou-se uma proposta para o conteúdo, com uso de atividades fazendo uso da metodologia interdisciplinar. A proposta pode ser aplicada para estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e aborda a maioria dos conteúdos relacionados ao currículo de Estatística da Educação Básica. Essa proposta foi aplicada abordando o estudo do clima do Distrito Federal e relaciona os tópicos de Estatística com as variações de temperatura, umidade do ar e outros fatores que podem influenciar essas medidas, como a localização geográfica, a pressão atmosférica. Além disso, a proposta sugere o uso de uma recurso computacional com a intenção de facilitar as atividades e mostrar outra forma de linguagem com uso de recurso visual. As atividades foram aplicadas para um grupo de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, numa escola pública do Recanto das Emas, cidade do Distrito Federal, Brasil. A experiência mostrou que a abordagem trouxe resultados positivos em relação ao envolvimento e receptividade dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA estatística na educação básica : uma proposta de estudo interdisciplinar para o nono ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstatística - matemáticapt_BR
dc.subject.keywordMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - matemáticapt_BR
dc.subject.keywordDidáticapt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordMatemática - conceitos e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The subject of Statistics is part of the curriculum of mathematics in Basics Education, and is usually taught mechanically with repetitions of formulas and results without justifications or analyzis.Seeking an alternative and a different aprroach,we found a new proposal for this content,with a didatic activity and a methodology turned to interdisciplinarity. The proposal can be used for students in ninth-year of Elementary School and approaches the majority oftopics of the statistic curriculum ofBasics Education. The topics was aborded with the climate study ofthe Distrito Federaland relates the topics os statistic with the variation oftemperature,air moisture and another features about the climate, like geografic location and atmospheric pressure. Besides, the propose suggests the aplication of computacional resouce with intention to facilitate the activities and show a different language with visual resources. This activity was apllied for one estudent group from ninth-year Elementary Schooflrom a State School in Recanto das Emas, city in Distrito Federal, Brazil. The experience showed us with a new practice, we had a positive result about involviment and receptivity of students.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.