Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34967
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DemutieyRodriguesdeSousa.pdf9,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_DemutieyRodriguesdeSousa_PRODUTO.pdfProduto3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O atomismo na Física do Ensino Médio
Outros títulos: The atomism in High Scholl Physics
Autor(es): Sousa, Demutiey Rodrigues de
Orientador(es): Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Assunto: Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Aprendizagem significativa
Data de publicação: 4-Jul-2019
Referência: SOUSA, Demutiey Rodrigues de. O atomismo na Física do Ensino Médio. 2018. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Nesse trabalho apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino do atomismo na Física do Ensino Médio. A proposta parte das concepções filosóficas sobre a constituição da matéria dos gregos antigos, como Empédocles, Aristóteles e os Atomistas e percorre o trajeto histórico que culminou no modelo de Bohr do século XX. O referencial teórico adotado reúne as idéias de Ausubel, da Aprendizagem Significativa, de Moreira, da Aprendizagem Significativa Crítica, com aquelas da abordagem de Mathew Lipman, da Pedagogia Investigativa, que mostraremos que convergem em inúmeros pontos. A sequência didática utiliza-se de elementos da História da Ciência para realizar um diálogo filosófico amplo a fim de tornar significativos os conceitos físicos que se pretende ensinar.
Abstract: In this work, we present a proposal of a didactic sequence for teaching atomism in High School Physics. The proposal starts from the philosophical conceptions of the ancient Greeks, like Empedocles, Aristotle and the Atomists, about the constitution of matter and it follows the historical path that culminated in the atomic model of Bohr at the XXth century. The theoretical framework adopted brings together the ideas of Ausubel’s Meaningful Learning, Moreira’s Criticai Meaningful Learning, and Mathew Lipman’s approach of Investigative Pedagogy, which we show that converge in many points. The didactic sequence uses elements of the History of Science to carry out a broad philosophical dialogue in order to make meaningful the physical concepts that one wants to teach.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.