Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34920
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WagnerBarbosaMatias.pdf5,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A economia política do futebol e o “lugar” do Brasil no mercado-mundo da bola
Autor(es): Matias, Wagner Barbosa
Orientador(es): Mascarenhas, Fernando
Assunto: Futebol
Futebol de espetáculo
Capitalismo tardio
Data de publicação: 18-Jun-2019
Referência: MATIAS, Wagner Barbosa. A economia política do futebol e o “lugar” do Brasil no mercado-mundo da bola. 2018. 510 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo analisa o processo de produção capitalista do Futebol de Espetáculo e o ―lugar‖ do Brasil no mercado-mundo da bola. O trabalho busca contribuir com o entendimento do que é o Futebol de Espetáculo no contexto contemporâneo de transformações econômicas, políticas e culturais do modo de produção capitalista e sobre o papel exercido pelo Brasil na relação centro e periferia do mercado do espetáculo futebolístico e da Força Esportiva. Para tanto, realizou-se revisão de literatura e pesquisa documental. Nesse sentido, as discussões realizadas nos primeiros capítulos apresentam o processo de produção, circulação e consumo do Futebol de Espetáculo e da Força Esportiva, bem como as transformações nos diferentes complexos da vida humana e o processo de estruturação e organização do futebol à sua forma mercantil. Na sequência é exposto as tendências e contratendências da subsunção real do futebol, os aspectos relacionados a microeconomia dos clubes globais, a importância deste fenômeno para as economias do centro e da periferia do capitalismo e o papel exercido pela mídia, pelos grupos econômicos e pelo capital especulativo parasitário, pelos torcedores/clientes e a configuração do mercado internacional de Força Esportiva. Por fim, dedicamos a refletir sobre o desenvolvimento do futebol no Brasil, nas suas diferentes fases, apresentando uma radiografia da situação atual do mercado brasileiro. Registra-se que as análises realizadas nesta investigação demonstram o circuito do valor no processo de constituição do Futebol de Espetáculo e da Força Esportiva, a expansão e subsunção real do futebol, as consequências da mercantilização dos clubes nos países centrais, tendo um cenário de concentração de receitas, Força Esportiva e títulos, bem como de internacionalização dos clubes e de endividamento, déficits e com poucos clubes com superávits, seja no centro ou na periferia. Além disso, demonstra-se que, no cenário de mundialização do Futebol de Espetáculo, o Brasil ocupa um papel secundário de fornecimento de Força Esportiva e de consumo do espetáculo produzido pelos clubes globais das ligas dos países centrais.
Abstract: This study analyzes the capitalist production process of the Football of Show and the "place" of Brazil in the world market of the ball. This work seeks to contribute to the understanding of what spectacle football is in the contemporary context of economic, political and cultural transformations of the capitalist mode of production and the role played by Brazil in the relation between the center and the periphery of the soccer spectacle market and the Sports Force. For that, a review of literature and documentary research was done. In this sense, the discussions carried out in the first chapters present the process of production, circulation and consumption of spectacle soccer and sport, as well as the transformations in the different complexes of human life and the process of structuring and organizing football to its commercial form . Following is the trends and counter-tendencies of the real subsumption of football, aspects related to the microeconomics of global clubs, the importance of this phenomenon to the economies of the center and periphery of capitalism and the role played by the media, economic groups and capital speculative parasite, by the fans / customers and the configuration of the international market of Sports Force. Finally, we dedicated to reflect on the development of football in Brazil, in its different phases, presenting an x-ray of the current situation of the Brazilian market. It is recorded that the analysis carried out in this research demonstrates the value circuit in the process of constitution of the Sports Football and Sports Force, the real expansion and subsumption of football the consequences of the commercialization of the clubs in the central countries, having a scenario of concentration of revenues, sports and titles, as well as internationalization of clubs and debt, deficits and with few clubs with surpluses, either in the center or the periphery. In addition, it is demonstrated that in the scenario of globalization of the Football of Show, Brazil plays a secondary role of supply of Sports Force and consumption of spectacle produced by the global clubs of the leagues of the central countries.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.