http://repositorio.unb.br/handle/10482/34887
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_NirceBarbosaCastroFerreira.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Uma contribuição à constituição de professores da educação de jovens e adultos : a atuação práxica de graduandas (os) de pedagogia em uma unidade de semiliberdade do sistema socioeducativo no DF |
Autor(es): | Ferreira, Nirce Barbosa Castro |
Orientador(es): | Reis, Renato Hilário dos |
Assunto: | Pedagogos - formação Medida socioeducativa Socioeducação |
Data de publicação: | 17-Jun-2019 |
Data de defesa: | 19-Nov-2018 |
Referência: | FERREIRA, Nirce Barbosa Castro. Uma contribuição à constituição de professores da educação de jovens e adultos: a atuação práxica de graduandas (os) de pedagogia em uma unidade de semiliberdade do sistema socioeducativo no DF. 2018. 231 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta tese investiga qual a significação da práxis político-pedagógica socioeducativa para as (os) graduandas (os) exercida em uma Unidade de Semiliberdade. Tem como objetivo desenvolver e analisar estratégias pedagógicas que contribuem com constituição de pedagogas (os) da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília – Distrito Federal (DF) no seu processo formativo. Opto e desenvolvo uma pesquisa-ação marxista que tem como base fundante os autores Marx e Engels (2010;1993; 2007). O movimento práxico, é o fio condutor à transformação da realidade que permeia toda a pesquisa e a sua estrutura textual. Os fundamentos práxicos e os procedimentos metodológicos estão alicerçados nos seguintes autores: Kosik (1976), Freire (1980; 2013; 2011), Reis (2011), Vigotski (1996; 2004; 2007; 2010), entre outros. A tese indica que está pesquisa-ação na Unidade de Semiliberdade contribui no processo formativo desde o momento inicial da graduação, constituindo sujeitos pedagogas (os) e outras (os) profissionais especialistas, para a atuação com adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativa. Relata uma experiência real e concreta de uma ação político-pedagógica socioeducativa vivida por mim, professora/pesquisadora, e pelos sujeitos socioeducandos com as (os) graduandas (os) do Curso de Pedagogia da FE/UnB, entre os anos de 2008 e 2018. Entre os resultados alcançados, a pesquisa mostra a transformação da realidade, quando graduandas (os) ao ressignificarem as suas práticas, condutas e conceitos com/pela experiência práxica na Unidade, ao concluírem o curso de pedagogia, fazem as suas escolhas de atuações como pedagogas (os) no Sistema Socioeducativo, assim sendo, já se encontram inseridos como profissionais da educação trabalhadores, no Sistema Socioeducativo no DF com socioeducandos em cumprimento de medidas socioeducativas. A tese mostra a possibilidade de se constituir professoras (es) forjadas (os) na/pela práxis que, ao serem confrontados com a realidade sejam ressignificados, humanizados e sensíveis para atender a socioeducandas (os) em cumprimento de medidas em todo o Sistema Socioeducativo. |
Abstract: | This thesis investigates the significance of the socio-educational pedagogical, political praxis for undergraduates exercised in a Semiliberty Unit. It aims to develop and analyze pedagogical strategies that contribute to the formation of pedagogues of the Faculty of Education at the University of Brasília - Federal District (DF) in its formative process. I choose to develop Marxist-based action research based on the authors Marx and Engels (2010, 1993, 2007). The praxis movement is the thread to the transformation of reality and permeates all research and its textual structure. The praxical foundations and methodological procedures are based on the following authors: Kosik (1976), Freire (1980, 2013, 2011), Reis (2011), Vigotski (1996, 2004, 2007, 2010), among others. The thesis indicates that this action research in the Semiliberty Unit contributes in the formative process from the initial moment of the graduation, compounding pedagogues and other specialists, to work with adolescents and young people in compliance with socio-educational measures. It reports a real and concrete experience of a socio-educational political-pedagogical action lived by me, a teacher/researcher, and by the socio-educated subjects with the undergraduate students of the FE / UnB Pedagogy Course between 2008 and 2018. Among the results achieved, research reveals the transformation of reality, when undergraduates re-signify their practices, behaviors, and concepts with/by the praxical experience in the Unit, upon completing the pedagogy course, make their choices of activities as pedagogues in the Socioeducational System in the Federal District with socio-educators in compliance with socio-educational measures. The thesis presents the possibility of becoming teachers in the praxis who, when confronted with reality, are redefined, humanized and sensitive to attend to socio-educators in compliance with measures throughout the Socio-educational System. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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