Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martin, Adriana Regina | - |
dc.contributor.author | Bando, Cristina Mieko Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T20:46:48Z | - |
dc.date.available | 2019-06-17T20:46:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-11 | - |
dc.identifier.citation | BANDO, Cristina Mieko Costa. Internacionalização de startups brasileiras: uma abordagem prática através do Programa StartOut Brasil. 2018. [175] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34877 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inovação é a novidade ou a melhoria em produtos ou serviços e, em processos de
uma empresa. Ela pode ocorrer através das startups, que são empresas em fase
inicial que desenvolvem produtos e serviços inovadores, com potencial de rápido
crescimento. Muitas startups buscam a internacionalização como forma de obter
melhorias estruturais e expandir o desenvolvimento de seus negócios, pois ela
promove a inovação, na medida em que as interações com tecnologias externas
possibilitam parcerias tecnológicas para o desenvolvimento local e até mesmo a
apropriação de novas tecnologias. A internacionalização de startups também
contribui para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país, uma vez que ela
promove o aumento da competitividade, o incremento das receitas, o
desenvolvimento de novos negócios e a menor dependência da economia local
destas startups. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo geral analisar o
processo de internacionalização das startups para o desenvolvimento de um guia
para a internacionalização de startups brasileiras. A metodologia utilizada é
qualitativa e toma forma de um estudo de caso, contemplando a revisão da literatura
e a realização de oficinas com empreendedores e instituições de apoio à
internacionalização de startups. O estudo conclui que empreendimentos inovadores
e startups tem mais dificuldades comparadas a empresas tradicionais e que os
instrumentos de apoio para internacionalização não são acessíveis por grande parte
das startups pelo desconhecimento e por não se identificarem como público destes
mecanismos de apoio a internacionalização de empresas. E com base no estudo foi
elaborado um Guia para Internacionalização das Startups Brasileiras que irá facilitar
o processo de difusão de informações sobre os instrumentos de apoio à
internacionalização de startups. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Internacionalização de startups brasileiras : uma abordagem prática através do Programa StartOut Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação empresarial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Startups | pt_BR |
dc.subject.keyword | Startups - internacionalização | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Innovation is novelty or improvement in products or services and in processes of
a company. It can occur through startups, which are start-ups that develop innovative
products and services with the potential for rapid growth. Many startups are seeking
internationalization as a way of achieving structural improvements and expanding
their business development as it promotes innovation as interactions with external
technologies enable technological partnerships for local development and even the
appropriation of new technologies. The internationalization of startups also
contributes to the economic and technological development of the country, as it
promotes increased competitiveness, increased revenues, new business
development and less dependence on the local economy of these startups. In this
context, this study has as general objective to analyze the process of
internationalization of startups for the development of a guide for the
internationalization of Brazilian startups. The methodology used is qualitative and
takes the form of a case study, contemplating the literature review and the realization
of workshops with entrepreneurs and institutions to support the internationalization of
startups. The study concludes that innovative enterprises and startups have more
difficulties compared to traditional companies and that the instruments of support for
internationalization are not accessible by most of the startups due to lack of
knowledge and for not identifying themselves as public of these mechanisms to
support the internationalization of companies. Based on the study, a Guide for the
Internationalization of Brazilian Startups was prepared, which will facilitate the
dissemination of information about the instruments to support the internationalization
of startups.Keywords: innovation, startups and internationalization. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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