Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.contributor.author | Ferreira, José Eustáquio | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T19:37:12Z | - |
dc.date.available | 2019-06-17T19:37:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-22 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, José Eustáquio. Recursos didáticos para o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental: algumas possibilidades. 84 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34861 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Recursos didáticos compreendem uma vasta relação de materiais que podem ser utilizados para se trabalhar os conteúdos escolares com alunos em diferentes etapas de escolarização. Esses materiais são ferramentas pedagógicas que, se utilizados de forma planejada e sistemática, funcionam como motivadores do ensino e da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns recursos didáticos como sugestão para trabalhar conceitos matemáticos abordados especialmente com alunos do 6° e 7° anos do ensino fundamental. Esses recursos podem servir tanto como ferramenta ilustrativa, utilizada pelos professores para demonstrar os conteúdos, quanto como ferramenta manipulativa utilizada pelos estudantes no processo de construção de conceitos matemáticos. Espera-se, a partir do uso destes recursos, que o aluno possa abstrair e ampliar os conceitos matemáticos. Destaca-se que não se trata de proposta de validação desses recursos junto ao público-alvo desse material, mas de mostrar as potencialidades dos mesmos no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica, desenvolvido a partir de publicações sobre recursos didáticos para o ensino de matemática, apoiada na experiência docente do pesquisador e de suas produções para organizar o trabalho pedagógico com os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O trabalho está divido em três capítulos. O primeiro apresenta a introdução do trabalho, destacando os objetivos que conduziram à sua realização. O segundo traz uma breve revisão acerca da educação e dos desafios presentes na construção da aprendizagem. O terceiro capítulo trata da metodologia da pesquisa. O quarto apresenta a utilização dos materiais para o ensino de alguns conteúdos do 6° e 7° anos do ensino fundamental. Por fim serão apresentadas as considerações finais. Como conclusão, mostra-se que esses recursos podem ser produzidos a baixo custo e que os mesmos apresentam potencial para motivar os estudantes e professores no processo de ensino e aprendizagem da matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Recursos didáticos para o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental : algumas possibilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - criatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Didactic resourses includes a wide range of materials that can be used to as a a tool to explain school contentes with students at diferente stages os schooling. These materials are pedagogical tools that, if used in a planned and systematic way, works as motivators of teaching and learning. This paper aims to presente some didactic resources as a suggestion to work on mathematical concepts addressed especially to students in 6th and 7th grade of elementary school. These resources can suit both as an illustrative tool, used by teachers to demonstrate content, and as a manipulative tool used by students in the process of constructing mathematical concepts. It is hoped, from the use of these resources, that the student can abstract and extend mathematical concepts. It should b estresses that this is not a proposal to validate theses these resources with the audience of this pape, but rather to show their potentialities in the teaching-learning process. It is a work of a bibliographic nature, developed from publications on didactic resources for teaching mathematics, supported by the researcher's teaching experience and his productions to organize the pedagogical work with the students of the final years of elementary school. The work is divided into three chapters. The first presents the introduction of this paper, highlighting the objectives that led to its accomplishment. The second brings a brief review about education and the challenges in the construction of learning. The third chapter deals with the research methodology. The fourth presents the use of materials for the teaching of some contents of the 6th and 7th years of elementary education. Finally, the final considerations will be presented. As a conclusion, it is shown that these resources can be produced at low cost and that they have the potential to motivate students and teachers in the process of teaching and learning mathematics. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|