Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34832
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarcoAntônioRamosVieira.pdf6,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: História(s) da Arte e o sintoma alegórico : por uma releitura de Winckelmann
Autor(es): Vieira, Marco Antonio Ramos
Orientador(es): D’Angelo, Biagio
Assunto: Winckelmann, Johann Joachim, 1717-1768 - crítica e interpretação
Teoria lacaniana
História da arte
Data de publicação: 17-Jun-2019
Referência: VIEIRA, Marco Antonio Ramos. História(s) da Arte e o sintoma alegórico: por uma releitura de Winckelmann. 2018. 239 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A trama escritural desta tese tece-se ao redor das elaborações em torno da abordagem ecfrasal, assim como ela se apresenta em Johann Joachim Winckelmann. O historiador da arte alemão assume em seus textos um olhar melancólico diante dos fragmentos e ruínas do passado da Antiguidade e se fixa nestes rastros e vestígios no intuito de aceder ao objeto irremediavelmente perdido da Arte Antiga. A História da Arte é marcada assim pela morbidez de um desejo melancólico à procura de uma “verdade” estética. Convocam-se, assim, à cena desta proposição teórica, a contribuição da teoria lacaniana e da filosofia de Jacques Derrida. Em Lacan, enlaçam-se Sujeito e Linguagem, com implicações diretas sobre o estatuto da verdade para o discurso histórico. Derrida, por sua vez, ao problematizar o lugar e as implicações da escritura, ocupará um lugar determinante naquilo que a escrita encerra como espaço de uma textualidade em que se fabrica o tecido mesmo do passado. Nesta tese, propomos uma releitura da escritura de Winckelmann à luz de uma revisão da Alegoria, a partir de suas potências figurativas para a constituição do saber em torno dos objetos, fenômenos e manifestações da arte. Em nosso retorno ao texto winckelmanniano, sugerimos que já nas páginas de Reflexões sobre a Arte Antiga e História da Arte Antiga entre os Gregos subsista a ideia de uma História da Arte como potência propositora de mundos, em última instância, ficcionais, que triunfa. Em nossa aposta investigativa, interessa-nos como este modelo alegórico se inscreve no discurso ao redor da Arte, pois a verdade histórica se tece e se articula como um exercício de fictio e poiesis.
Abstract: The scriptural tissue of this thesis is woven around the resonances stemming from the Ekphrasis as a mode of aesthetic textual apprehension as featured in Johann Joachim Winckelmann. The German art historian assumes a melancholic gaze before the fragments and ruins of the past in Antiquity and is captured by these traces and vestiges with a view to accessing the irretrievably lost object encapsulated in Ancient Art. Art History is thus marked by the morbidity of a melancholic desire in pursuit of aesthetic truth. In an effort to reveal the implications therein to the notion of truth in historical discourse, the argumentative structure of the thesis resorts to Lacanian Theory, in which the subject and language are interconnected and to Derridean Philosophy, which problematizes the implications of the notion of writing as the textual locus of the invention of the past as a a rhetoric artifact. In this thesis, Winckelmann’s writing is the object of a critical revision in the light of the figurative unsuspected potentialities of Allegory and its impact on the constitution of the knowledge of art objects, phenomena and manifestations. In our return to Winckelmann’s text, it is suggested that in the pages of Reflexions on Art History and The History of Ancient Art among the Greeks the idea of History of Art as a discourse capable of proposing potentially fictional worlds is already present. In our investigative enterprise, the interest resides in how this allegorical model is absorbed by the discourse on Art, for the historical truth is the object of an exercise partaking many of the processes featuring in fictio and poiesis.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.