Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34823
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DelmaVieiraXoteslem.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
dc.contributor.authorXoteslem, Delma Vieira-
dc.date.accessioned2019-06-13T22:13:54Z-
dc.date.available2019-06-13T22:13:54Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.citationXOTESLEM, Delma Vieira. Da obra Vidas secas de Graciliano Ramos ao teatro – Literatura em cena, um projeto de literatura e ensino em uma escola pública do DF. 2018. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34823-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como proposta uma reflexão crítica sobre o projeto Literatura em cena e seu objetivo é verificar em que medida é possível aperfeiçoá-lo pelo estudo das propostas teórico-metodológicas. O projeto acontece numa escola pública do DF, desde o ano 2000, tem caráter interdisciplinar e é voltado para alunos do ensino médio. O objetivo principal do projeto é aproximação entre literatura e teatro, ou seja, há a leitura da obra para posteriormente transformá-la em texto dramático. A atividade investigativa foi concebida pela observação dos resultados de uma pesquisa qualitativa (descritiva e interpretativa) a partir da leitura do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e do estudo de um dos roteiros dramáticos produzidos em 2015. Um dos pressupostos teóricos a serem abordados é o dialogismo do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Procura-se dar a essa prática teatral uma ressignificação do processo de ensino e aprendizagem de literatura no ensino médio, porque, assim, por meio da linguagem teatral, do trabalho em grupo, da utilização do corpo e da voz, amplia-se a possibilidade de emancipação intelectual do educando. A fim de analisar um roteiro apresentado em 2015, aplicamos os pressupostos teóricos do teatro moderno e contemporâneo desenvolvidos por Sarrazac, em particular, e do teatro épico de Bertolt Brecht.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa obra Vidas secas de Graciliano Ramos ao teatro – Literatura em cena, um projeto de literatura e ensino em uma escola pública do DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileirapt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordDialogismopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research has as a proposal a critical reflection on the Literature project on the scene and its objective is to verify how it is possible to improve it by the study of the theoretical-methodological proposals. The project takes place in a public school in DF, since 2000, has an interdisciplinary character and is aimed at high school students. The leading objective of the project is to approximate literature and theater, that is, there is the reading of the book and later to transform it into dramatic text. The investigative activity was conceived by observing the results of a qualitative (descriptive and interpretive) research based on the reading of Graciliano Ramos book "Vidas Secas" and the study of one of the dramatic scripts produced in 2015. One of the theoretical assumptions to be addressed is the dialogism of the Russian philosopher Mikhail Bakhtin. It is tried to provide to this theatrical practice a resignification of the process of teaching and learning of Literature in the high school, because, thus, through the theatrical language, the work in group, the use of the body and the voice, there is greater possibility of the student's intellectual emancipation. In order to analyze a screenplay presented in 2015, we apply the theoretical assumptions of modern and contemporary theater developed by Sarrazac in particular and the epic theater of Bertolt Brecht.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.