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Título: A phronêsis na Ética a Nicômaco
Autor(es): Bin, Adriano Sotero
Orientador(es): Hamelin, Guy
Assunto: Aristóteles - crítica e interpretação
Virtudes morais
Virtudes intelectuais
Filosofia antiga
Data de publicação: 5-Jun-2019
Referência: BIN, Adriano Sotero. A phronêsis na Ética a Nicômaco. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar a virtude intelectual da prudência (φρόνησις) em Aristóteles e ver sua importância para que o indivíduo construa uma vida feliz. Este estudo concentra-se principalmente na Ética a Nicômaco, mas também será utilizado a Ética a Eudemo, o outro tratado aristotélico sobre a ética, como auxílio para compreensão do pensamento do Estagirita sobre a prudência. Para tanto, este estudo está dividido em três capítulos. No primeiro, analisamos a ideia de Supremo Bem como felicidade (eu0daimoni/a). Vemos o que a caracteriza e porque ela é o fim mais desejado. Também é visto qual o tipo de vida que melhor condiz com a função (e2rgon) própria do ser humano. No segundo capítulo, examinamos as virtudes intelectuais e morais. Entretanto, damos uma ênfase maior nas virtudes morais porque são o fundamento para que a phronêsis possa se sobressair. Ademais, analisamos a relação entre a virtude moral e o prazer, pois este último possui um papel importante na busca da eudaimonia. No terceiro capítulo, tratamos da virtude intelectual da prudência. Vemos suas características, suas partes integrantes, como se desenvolve e atua defronte à realidade. Compreendemos o que é a deliberação (bou/leusij e a escolha (proai/resij), assim como, estudamos quais são as três virtudes intelectuais menores: boa deliberação (eu0boli/a), inteligência (su/nesij) e ponderação (gnw/mn).
Abstract: The objective of the present work is to study the intellectual virtue of prudence (φρόνησις) in Aristotle and to see its importance for the individual to build a happy life. This study focuses mainly on The Nichomachean Ethics, but the The Eudemian Ethics, the other Aristotelian treatise on ethics, will also be used as an aid to understand the Stagirite's thinking on prudence. This study is divided into three chapters. In the first one, we analyze the idea of Supreme Good as happiness (eu0daimoni/a). We see what characterizes it and why it is the most desired. We are also seing which type of life best fits with the function (ἔρgον) of the human being. In the second chapter, we examine intellectual and moral virtues. However, we emphasize size more on moral virtues because they are the foundation for phronesis to excel. In addition, we analyze the relationship between moral virtue and pleasure, for the latter has an important role in the pursuit of eudaimonia. In the third chapter, we deal with the intellectual virtue of prudence. We examine its characteristics, its parts, whats is its development and how it acts with reality. We try to understand what is deliberation (bou/leusij and choice (proai/resij), just as we study what are the three minor intellectual virtues: good deliberation (eu0boli/a), intelligence (su/nesij) and judgment (gnw/mn).
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Filosofia (ICH FIL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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