Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34723
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsabellaMariadeOliveiraAlmeida.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Museu do Ouro : “Um museu pobre quase franciscano”
Autor(es): Almeida, Isabella Maria de Oliveira
Orientador(es): Lopes, Maria Margaret
Assunto: Museu do Ouro (MG)
Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN)
Museus - formação de acervos
Museus históricos - Brasil
Data de publicação: 5-Jun-2019
Referência: ALMEIDA, Isabella Maria de. Museu do Ouro: “Um museu pobre quase franciscano”. 2018. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho pretende delinear o processo de formação do acervo do Museu do Ouro, em Sabará – Minas Gerais, entre os anos de 1940 e 1960. O recorte temporal, período de constante movimentação para a formação desse acervo, abarca o período da chamada ‘fase heroica’ do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o SPHAN, dirigido por Rodrigo Melo Franco de Andrade e do fortalecimento de uma determinada nacionalidade. O trabalho objetiva debater a relação entre o SPHAN e o Museu do Ouro na formação de seu acervo, através da análise da documentação de aquisição de peças, presente no arquivo do Museu do Ouro. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica como suporte as ideias preservacionistas existentes no Brasil anteriores a criação do SPHAN, assim como uma pesquisa documental, visando levantar dados relacionados a formação do acervo do Museu do Ouro.
Abstract: This work aims to outline the formation of the collection of Museu do Ouro (Museum of Gold) in Sabará – Minas Gerais, between the years of 1940 and 1960. The time cut – period of constant movement in the formation of such collection - embraces the period named ‘heroic phase’ of SPHAN (National Institute of Historic and Artistic Heritage), leaded by Rodrigo Melo Franco de Andrade, and the strengthening of a determined nationality. This work aims to discuss the connection between SPHAN and Museu do Ouro (Museum of Gold) in the formation of this collection through the analysis of the documentation of acquisition of pieces belonging to the museum collection. For such purpose, a bibliographic research was made as a support to the preservationist ideas existing in Brazil before the creation of SPHAN, as well as documentary research aiming to raise data related to the formation of the collection of Museu do Ouro (Museum of Gold).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.