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dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.authorDavidis, Nancy da Luz-
dc.date.accessioned2019-06-04T18:15:43Z-
dc.date.available2019-06-04T18:15:43Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.date.submitted2018-11-29-
dc.identifier.citationDAVIDIS, Nancy da Luz. Ensino técnico profissionalizante, mercado de trabalho e renda: a experiência do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília. 2018. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34696-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO retorno do investimento feito em educação pode ser analisado sob três perspectivas: a do Estado, da sociedade e do indivíduo. Essa dissertação tem o foco no último entendimento, ou seja, na análise da educação enquanto um investimento individual. Os primeiros estudos econômicos sobre o tema deram origem à teoria do capital humano, na qual a educação é tida como um investimento. Portanto, um indivíduo que possui uma maior escolarização e qualificação poderá ser mais produtivo e terá maiores benefícios financeiros e econômicos. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar o impacto do ensino profissionalizante de nível técnico, ofertado pelo Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília - IFB, sobre a probabilidade de inserção no mundo do trabalho e sobre a renda dos egressos formados entre 2016 e 2017 nos cursos - Técnico em Equipamentos Biomédicos e Técnico em Segurança do Trabalho. Para o estudo foi aplicado um questionário entre os egressos desses cursos, que foi respondido por 52,38% do universo escolhido. Os parâmetros para o modelo econométrico foram estimados pela regressão probit. Os resultados indicam que atuar na área da formação técnica aumenta a probabilidade de auferir maiores ganhos financeiros e econômicos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino técnico profissionalizante, mercado de trabalho e renda : a experiência do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCapital humano - investimentopt_BR
dc.subject.keywordTeoria do capital humanopt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordEducação - investimentospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The return on the investment made in education can be analyzed from three perspectives: that of the State, the society and the individual. This dissertation focuses on the latter understanding, that is the analysis of education as an individual investment. The first economic studies on the subject gave rise to the theory of human capital, in which education is considered an investment. Therefore, an individual with higher schooling and qualification may be more productive and have greater economic and financial benefits. The general purpose of this research was to identify and analyze the impact of vocational education at the technical level offered by the Campus Ceilândia of the Federal Institute of Brasília (IFB) on the probability of students’ later integration into the working world and on the income of those who graduated between 2016 and 2017 in Biomedical Equipment Technician and Work Safety Technician. For the study, a questionnaire was applied among the graduates of these courses. It was answered by 52.38% of the chosen group. The parameters for the econometric model were estimated by the probit regression. The results indicate that acting in the technical training area increases the probability of obtaining greater economic and financial gains.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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