Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho Netto, Menelick de | - |
dc.contributor.author | Santos, Lucas Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T19:05:20Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T19:05:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2018-08-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lucas Moraes. Se a esfera pública fosse um quadro, nós pintamos fora das margens: a parada LGBT de São Luís do Maranhão como esfera pública de luta por direitos. 2018. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34638 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a forma específica de política da Parada LGBT, a partir do contato
com militantes do Grupo Gayvota, que realiza a parada em São Luís do Maranhão e as
tensões produtivas entre o movimento, a mídia tradicional e a opinião pública, buscando
compreender de que formas o movimento da Parada LGBT contribuiu na luta por direitos da
daquela população. Para isso analisam-se, ainda, as matérias dos três principais jornais locais
de São Luís a respeito das paradas realizadas em 2004 e 2010. Investiga-se de que maneiras a
estética pode ser usada como política e de que maneira o movimento LGBT tem feito uso
desse expediente na luta por visibilidade e por direitos e em que medida tal movimento foi
bem sucedido. Para isso, o trabalho lançou mão do instrumental proporcionado pela Teoria
Fundamentada nos Dados, realizando um trabalho de progressiva abstração e teorização em
cima das entrevistas com os participantes e a partir também de matérias sobre a parada
publicadas nos três maiores jornais do estado. A partir do trabalho foi possível identificar uma
significativa, ainda que não homogênea e nem permanente, mudança na forma dos veículos se
referirem à Parada, promovendo maior visibilidade para demandas de políticas públicas, bem
como, identificou-se a transposição de vários dos membros organizadores da parada para
dentro do aparato do Estado, de onde passam a construir as próprias políticas públicas que
antes pleiteavam. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Se a esfera pública fosse um quadro, nós pintamos fora das margens : a parada LGBT de São Luís do Maranhão como esfera pública de luta por direitos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parada do Orgulho LGBTQI+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | São Luís (MA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | População LGBT | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento LGBTQI+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | Visibilidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work analyses the specific form of politics operated by the Pride Parade of São
Luís, based on the contact with the activists from Gayvota, the organization which hosts the
parade in São Luís, Maranhão and the productive tensions between the movement, the
traditional media and the public opinion, seeking to comprehend the ways in which the Pride
Parade has contributed to the struggle for the rights of that population. For that, we also
analyzed, journalistic pieces from the three main local newspapers in São Luís, regarding the
parades between 2004 and 2010. We investigate the ways in which aesthetics can be used as
politics and in which ways the LGBT movement has used such an agency in the struggle for
visibility and for rights and in which measure such a movement was successful. For that, the
research used the instruments of the Grounded Theory, accomplishing a work of progressive
abstraction and theorization over the interviews with the participants and also over the pieces
of news regarding the Parade from the three bigger newspapers in the state. Thus, it was
possible to identify a meaningful, if not homogeneous or permanent, change in the way that
the media refer to the Parade, promoting more visibility for the political demands over
policies, as well as, to identify as transposition of a number of the organizing members of the
Parade to the State staff, from where they started to build the policies they only used to
demand. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|