Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moesch, Marutschka Martini | - |
dc.contributor.author | Josias, Alexandra Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T17:32:41Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T17:32:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2018-08-30 | - |
dc.identifier.citation | JOSIAS, Alexandra F. Pontes, portas, cidades e redes: a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente. 2018. 169 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34634 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | No âmbito do fenômeno social do Turismo, o desafio da construção de imagem dos destinos
turísticos brasileiros apresenta-se como um paradoxo, pois o destino ideal parece ser
simultaneamente extraordinário e familiar, instigante e acolhedor, peculiar e característico de
um modo de ser nacional. Em um mundo em que a figura do estado-nação se fragiliza,
levando consigo a contrapartida cultural da identidade de seu povo, trata-se de um grande
desafio estratégico para qualquer gestor de imagem e, coerentemente, não há esperança de
uma resposta definitiva. A intenção desta dissertação é abrir portas para a visão analítica e o
pensamento complexo, buscando aplicá-lo às técnicas e, portanto, fortalecer a ponte entre a
teoria e a prática do marketing e da comunicação para o Turismo no Brasil. O problema a ser
resolvido diz respeito ao direcionamento estratégico para a construção de imagem das cidades
brasileiras como destinos turísticos internacionais. O objetivo proposto é refletir sobre os
limites e possibilidades da formação de imagem e dos imaginários desses destinos. O caminho
escolhido para essa reflexão é a observação da crescente complexidade na formação dos
imaginários turísticos urbanos, tão relevantes para o processo decisório do turista na escolha
de seu próximo destino. Tal observação poderá apontar novas conexões e maneiras pelas
quais abordagens estratégicas seriam revistas, replicadas ou aperfeiçoadas na visão e na
atuação dos agentes de comunicação do trade turístico brasileiro. Sob um enfoque
fenomenológico e à luz do pensamento complexo, a metodologia utilizada foi a de análise de
conteúdo, a partir da triangulação de dados, cujas fontes foram: a) plano de marketing
internacional de turismo – Plano Aquarela – abrangendo a edição original e atualizações; b)
plataforma virtual de promoção do “Destino Brasil” (site Visit Brasil, em
www.visitbrasil.com); c) Pesquisa de Demanda Turística Internacional, e d) Boletim de
Inteligência Competitiva, todos sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Turismo –
Embratur. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing turístico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imaginário social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the context of Tourism as a social phenomenon, the challenge of constructing an image of
Brazilian tourist destinations presents itself as a paradox, since the ideal destination seems to
be both extraordinary and familiar, intriguing and welcoming, peculiar and characteristic of a
national way of life. In a world where the figure of the nation-state becomes fragile, taking
along the cultural counterpart of the identity of its people, it consists in a great strategic
challenge for any image manager, and, coherently, there is no hope of a definitive answer.
The intention of this dissertation is to open doors to analytical vision and complex thinking,
seeking to apply it to techniques and, therefore, to strengthen the bridge between theory and
practice of marketing and communication for Tourism in Brazil. The problem to be solved
concerns the strategic directions for the construction of Brazilian cities image, as international
tourist destinations. The proposed objective is to reflect on the limits and possibilities of the
formation of destinations image and imaginaries. The path chosen for this reflection is the
observation of the increasing complexity in the formation of the urban tourist imaginaries, so
relevant for the decision-making process of the tourist in the choice of its next destination.
Such observation may point to new connections and ways in which strategic approaches
would be reviewed, replicated or improved in the vision and action of communication agents
of the Brazilian tourist trade. Under a phenomenological approach and in the light of complex
thinking, the methodology will be the content analysis, from the triangulation of data, whose
sources will be: a) international tourism marketing plan – Plano Aquarela - covering the
original edition and updates; b) virtual platform to promote "Destino Brasil" (Visit Brasil
website, www.visitbrasil.com); c) International Tourism Demand Survey, and d) Competitive
Intelligence Bulletin, all under the responsibility of the Brazilian Tourist Board - Embratur. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Excelência em Turismo (CET) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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