Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Marques, José Fernando | - |
dc.contributor.author | Cruz, Getulio Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T16:08:26Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T16:08:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Getulio Sousa. Trajetória e significado de um grupo teatral no âmbito escolar: o espetáculo Seca do Grupo Cutucart. 2018. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34630 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa utilizar-se do resultado da trajetória desenvolvida pelo Grupo Teatral Cutucart, durante 10 anos de experiências, dentro do Centro Educacional 1 (CED 1) do Cruzeiro Velho, em Brasília, DF, utilizando o espetáculo Seca como objeto de estudo. Por se tratar de escola pública em cidade-satélite onde os índices de violência e os crimes são crescentes, partiu-se da hipótese de que a educação e arte podem servir como instrumento no auxílio de transformação social, amparando a comunidade ao afastar suas crianças e adolescentes do convívio ou contato com a violência e com as drogas nas ruas, vez que estas podem se ocupar nos projetos e ensaios teatrais. Inicialmente, este foi o fator motivacional deste professor que, ao sensibilizar-se com os problemas dessa ordem, se pôs a pensar criando uma atividade extracurricular no período integral que viria a ser, ao mesmo tempo, capaz de estimular a participação dos alunos. A motivação de criar um grupo teatral dentro de uma escola pública parecia irreal e fora de propósito, devido à não aceitação da disciplina em sala de aula pela maioria dos alunos ali matriculados. A partir desta iniciativa na escola onde se originou o projeto, iniciou-se um processo cujas finalidades buscavam: despertar o interesse dos alunos para artes cênicas; verificar o que deveria ser desenvolvido fora de sala de aula; por onde começar a planejar e desenvolver estratégias de ensino; entre outras questões levantadas e analisadas durante o tempo em que as aulas de artes cênicas eram ministradas. O objetivo geral deste trabalho é descrever e refletir sobre a possibilidade da contribuição do Teatro na Educação Escolar Pública para a formação integral dos alunos e das alunas. Para isto, serão apresentadas a trajetória do grupo, suas técnicas e práticas, bem como seu significado para os participantes – com a análise de Seca (e eventualmente também de outros espetáculos) ao final. Os objetivos específicos são: descrever os procedimentos cênicos e pedagógicos do grupo teatral Cutucart no espetáculo Seca; investigar a performance e a produção teatrais dos alunos e das alunas; analisar o trabalho cênico do Cutucart e apresentar o resultado alcançado a partir dos espetáculos realizados e apresentados ao público. A proposta aqui reflete a importância de uma pedagogia teatral que, atualmente, não ocorre na grade horária do ensino de artes cênicas, ministrado na escola pública mencionada. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trajetória e significado de um grupo teatral no âmbito escolar : o espetáculo Seca do Grupo Cutucart | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transformação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to use the result of the trajectory developed by the Teatral Cutucart Group, during 10 years of experiences, in the Educational Center 1 (CED 1) of Cruzeiro Velho, in Brasilia, DF, using the show Seca as object of study. Due to the fact that the public school is located in a satellite city, where violence and crime rates are increasing, it was assumed that education and art can serve as an instrument to help social transformation, supporting the community by alienating its children and adolescents from the conviviality or contact with violence and drugs on the streets, as they can engage in theatrical projects and trials. Initially, this was the motivational factor of this teacher who, when sensitizing himself to the problems of that order, started to think creating an extracurricular activity in the integral period that would be, at the same time, able to stimulate the participation of the students. The motivation to create a theatrical group within a public school seemed unrealistic and out of purpose due to the non-acceptance of classroom discipline by most of the students enrolled there. From this initiative at the school where the project originated, a process was initiated whose aims were: to awaken students' interest in performing arts; check what should be developed outside the classroom; where to start planning and developing teaching strategies; among other issues raised and analyzed during the time that the performing arts classes were taught. The general objective of this work is to describe and reflect on the possibility of the contribution of the Theater in the Public School Education for the integral formation of the students. For this, the group's trajectory, its techniques and practices, as well as its meaning for the participants will be presented – with the analysis of Seca (and eventually also other shows) at the end. The specific objectives are: to describe the scenic and pedagogical procedures of the theater group Cutucart in the show Seca; to investigate the performance and theatrical production of students; to analyze the scenic work of Cutucart and present the result achieved from the shows performed and presented to the public. The proposal here reflects the importance of a theatrical pedagogy that, currently, does not occur in the hourly grade of the teaching of arts, taught in the mentioned public school. | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|