Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34613
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1984_MarcilioFarias.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
5,11 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Título : O que é comunicação
Autor : Farias, Marcílio
Orientador(es):: Porto, Sérgio Dayrell
Assunto:: Comunicação
Teorias da comunicação
Fecha de publicación : 13-may-2019
Citación : FARIAS, Marcílio. O que é comunicação. 1984. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1984.
Resumen : Partindo da visão fenomenológico-ontológica de Martin Heidegger (que situa Comunicação como uma instância existenciaria) o trabalho tenta demonstrar a região 'natural' para os estudos comunicionais. Uma análise das teorias da Comunicação ate o presente mostra total inadequação entre abordagem metodológica, prática, do conceito e este em sua dimensão hermenêutica - onde a analise fenomenológica pinça o que se poderia chamar de 'esquecimento' originário, seguindo Heidegger, e o denuncia ('de-nuncia'). Num segundo momento o trabalho toma essa visão ôntico-ontologica e a situa numa dimensão pratica vai abordar a operabilidade da comunicação enquanto suporte e motivadora daqueIas aproximações teóricas. E encontra a defasagem fundamental entre o quadro tecnológico, sua base teórica, a pratica da comunicação e a * * C * base teórica dessa pratica. Uma semiologia critica ou semiotropia e constituida então a partir das críticas de Rolland Barthes e Jan Mukarovski. 0 segundo abrindo caminho para o primeiro, ao tornar o signo um existenciário independente, autônomo em relação aos eixos tradicionais da linguística. O ultimo passo do trabalho estabelece uma classificação relacionai nas múltiplas possibilidades comunicacionais entre os meios, destacando os seus equívocos e o que vai chamar mais uma vez de distanciamento ôntico-ontologico.
Abstract: Based upon a phenomenological-ontological view-point learned in Martin Heidegger's work (particularlly "Sein und Zeit") wich situates Comunication as an existentiary our work tries to demonstrate the natural region for Communications studies. Any historical approach reveals the total inadequacy of Communications theorie to its natural practice as originally inherent and constitutive of human thought. There is a gap between Communications as runned nowadays^ and the hermeneutical approach of its conceptualizations. A critical semiotics or 'semiotropy' is constituted based in Rolland Barthes 'and Jan Mukarovski's approaches to Communications inderestanding midia. The second tracking for the first, releasing 'signa' from saussurean dicotomy. The last part of our work sets a formal classification (also a relational one) of various possibilities of communicational event - calling attention for something we name as ' ontic-ontological detachement', following Heidegger's thought in "Uber den Humanismus".
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Expressão e Comunicação, Departamento de Comunicação, 1984.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/34613/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.