Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34537
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaFernandaMascarenhasdosSantosMelis.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Olga Maria Ramalho de-
dc.contributor.authorMelis, Maria Fernanda Mascarenhas dos Santos-
dc.date.accessioned2019-04-30T21:40:49Z-
dc.date.available2019-04-30T21:40:49Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.date.submitted2018-12-17-
dc.identifier.citationMELIS, Maria Fernanda Mascarenhas dos Santos. Acesso aberto aos dados de pesquisa nas universidades brasileiras e os indicadores de CT&I. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34537-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractOs dados de pesquisa estão se tornando cada vez mais essenciais na era digital. Em um contexto de pesquisa e inovação, as universidades são, ao mesmo tempo, grandes protagonistas na produção e na disseminação do conhecimento, além de serem grandes produtoras e consumidoras de dados de pesquisa. Assim, objetiva-se neste estudo caracterizar as ações voltadas aos dados de pesquisa nas universidades brasileiras com vistas a indicar seu potencial impacto nos indicadores de ciência, tecnologia e inovação destas universidades. Trata-se de um estudo de caso que analisou as 50 primeiras colocadas no Ranking Web Universities. Os resultados obtidos revelaram que, das instituições brasileiras componentes da amostra, apenas 05 possuem repositório de dados, apesar de outras universidades possuírem iniciativas para o gerenciamento e o compartilhamento deste tipo de dado. Conclui-se que as iniciativas brasileiras são incipientes mas dependem de ações de governo centralizadas visando ao estímulo da prática da pesquisa aberta.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAcesso aberto aos dados de pesquisa nas universidades brasileiras e os indicadores de CT&Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDados de pesquisapt_BR
dc.subject.keywordCiência, tecnologia e inovaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdadespt_BR
dc.description.abstract1Research data is becoming increasingly essential in the digital age. In a context of research and innovation, universities are, at the same time, great protagonists in the production and dissemination of knowledge, besides being great producers and consumers of research data. Thus, the objective of this study is to characterize the actions focused on the research data in Brazilian universities in order to indicate their potential impact on the indicators of science, technology and innovation of these universities. This case study analyzed the top 50 ranked in the Web Universities Ranking. The results obtained showed that, of the Brazilian institutions that are part of the sample, only 05 have data repository, although other universities have initiatives for the management and sharing of this type of data. It is concluded that Brazilian initiatives are incipient but depend on centralized government actions aimed at stimulating the practice of open research.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.