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2018_MuriloCaldasQueiroz.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFormiga Sobrinho, Asdrúbal Borges-
dc.contributor.authorQueiroz, Murilo Caldas-
dc.date.accessioned2019-04-30T17:54:04Z-
dc.date.available2019-04-30T17:54:04Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.date.submitted2018-09-21-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Murilo Caldas. Há tempos: um estudo sobre a influência de três canções da Legião Urbana em estados afetivos e performances criativas de estudantes universitários. 2018. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34536-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca explicar a duração do sucesso das canções da banda Legião Urbana e as formas como esta produção auditivo-emocional é atualizada e ativamente recriada por um tipo de audiência jovem contemporânea. A pesquisa se baseia em relações entre Comunicação e Criatividade, descrevendo fatores e noções correlacionadas a esses dois campos. O objetivo é compreender a criatividade a partir das interações proporcionadas pela comunicabilidade das canções Que País É Este?, Eduardo e Mônica e Pais e Filhos e a influência destas produções de conteúdo estético em estados afetivos e em performances criativas de um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UnB). Num estudo empírico, 33 jovens foram submetidos à experiência sonora com essas canções, foram captados dados, impressões e opiniões dos pesquisados sobre as músicas e a banda e foi verificada a influência da audição delas sobre o estado emocional e a performance criativa dos jovens numa tarefa de criatividade. Todos esses resultados nos permitiram observar algumas formas como essa amostra musical, criada entre os anos 1970 e 1980, pode ser ressignificada e renovada para permanecer em diálogo com uma nova geração de ouvintes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHá tempos : um estudo sobre a influência de três canções da Legião Urbana em estados afetivos e performances criativas de estudantes universitáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordArte - estéticapt_BR
dc.subject.keywordLegião Urbana (grupo musical)pt_BR
dc.subject.keywordMúsica - comportamento humanopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.keywordMúsica - aspectos sociaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Seeking to explain the length of success of the pop rock Brazilian band Legião Urbana songs and the ways by which hearing and emotional productions have been updated and actively recreated by a contemporary group of young audience, the current research is based on relations between Communication and Creativity, describing elements and conceptions correlated to both domains. The purpose is comprehend the creativity from the synergy provided by songs such as Que País É Este?, Eduardo e Mônica and Pais e Filhos, and effects of aesthetic content productions in affective feelings and in creative performances of a student’s group from Universidade de Brasilia (UnB). An empirical survey with 33 young adults who were submitted to the sound experience of hearing the three songs had as outcomes impressions and opinions about the music and the band, and the impact of the songs over the emotional states and the creativity of the participants was verified during the development of a task. As a consequence, the results allowed us to notice some ways of the specific musical sample, created between the 1970s and 1980s, which can be reassigned and revitalized to remain in connection with a new generation of listeners.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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