Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34478
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AfonsoReisdeAvelar.pdf858,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedino, Ary Vasconcelos-
dc.contributor.authorAvelar, Afonso Reis de-
dc.date.accessioned2019-04-29T18:26:29Z-
dc.date.available2019-04-29T18:26:29Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.date.submitted2018-07-05-
dc.identifier.citationAVELAR, Afonso Reis de. Reflexões sobre o ensino de probabilidade em nível básico e resolução de alguns de seus problemas clássicos. 2018. 71 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34478-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta algumas reflexões sobre o ensino de probabilidade. Para fundamentar tais reflexões, são apresentados resumos histórico e teórico que nos permitem situar o contexto das principais abordagens probabilísticas. Além disso, 25 problemas clássicos que ilustram a história das probabilidades são resolvidos. Estes problemas destacam-se pelas peculiaridades em suas soluções ou pelas controvérsias e paradoxos envolvidos nelas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReflexões sobre o ensino de probabilidade em nível básico e resolução de alguns de seus problemas clássicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProbabilidadespt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents some reflections on the probability teaching. To base such reflections, historical and theoretical summaries are presented which anable us to situate the context of the main probabilistic approaches. In addition, 25 classical problems that illustrate the history of probabilities are solved. These problems stand out by the peculiarities in their solutions or due to the controversies and paradoxes involved in them.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.