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dc.contributor.advisorCayón Durán, Luis Abraham-
dc.contributor.authorPereira, Ricardo Neves Romcy-
dc.date.accessioned2019-04-26T23:04:38Z-
dc.date.available2019-04-26T23:04:38Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.date.submitted2018-10-08-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ricardo Neves Romcy. Os verdadeiros donos da terra: paisagem e transformação no baixo Tapajós. 2018. 371 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34472-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEssa tese apresenta uma interpretação alternativa da territorialidade do povo Borari de Alter do Chão, no baixo curso do rio Tapajós, na parte central da Amazônia brasileira. Com apoio em diferentes disciplinas como a história, a arqueologia, a ecologia histórica e a etnologia, a pesquisa tem como objeto os modos de relação com os lugares como um fenômeno de longa duração. Contrasta-se inicialmente a perspectiva de viajantes externos e das populações indígenas e tradicionais do baixo Tapajós com o objetivo de situar diferentes formas de engajamento com os lugares. Com foco na perspectiva nativa desvelo os sentidos históricos e sociais dos espaços de habitação e movimentação. A análise das práticas rituais revela a importância dessa dimensão social e da cosmologia para a formação de territorialidades específicas, bem como para a centralidade da relação entre humanos e não humanos enquanto seres que se constituem mutuamente com os lugares da experiência vivida. A profundidade da relação com os lugares, expressa em conceitos xamânicos, sublinha dinâmicas e princípios cosmológicos que apontam para maneiras peculiares de estruturação da experiência. Esse argumento dialoga com os sentidos de continuidade ameríndia veiculados nos movimentos etnopolíticos contemporâneos e explora a profundidade de noções de espaço e pessoa de um grupo social ainda pouco conhecido.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs verdadeiros donos da terra : paisagem e transformação no baixo Tapajóspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordIndígenas Boraript_BR
dc.subject.keywordTerras indígenaspt_BR
dc.subject.keywordIndígenas - territorialidadept_BR
dc.subject.keywordIndígenas - vida e costumes sociaispt_BR
dc.subject.keywordRitos e cerimôniaspt_BR
dc.subject.keywordXamanismopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis presents an alternative interpretation of the territoriality of the Borari people of Alter do Chão, in the low course of the Tapajós river, in the central part of the Brazilian Amazon. With support in different disciplines such as history, archeology, historical ecology and ethnology, research has as its object the ways of relating to places as a long-lasting phenomenon. The perspective of foreign travelers and the indigenous and traditional populations of the lower Tapajós is initially at odds with the objective of situating different forms of engagement with the places. Focusing on the native perspective, the historical and social meanings of the spaces of housing and movement are revealed. The analysis of ritual practices reveals the importance of this social dimension and cosmology for the formation of specific territorialities, as well as for the centrality of the relationship between humans and nonhumans as beings that are mutually constituted with the places of lived experience. The depth of relationship to places, expressed in shamanic concepts, underlines cosmological dynamics and principles that point to peculiar ways of structuring experience. This argument dialogues with the senses of Amerindian continuity conveyed in contemporary ethnopolitical movements and explores the depth of notions of space and person of a social group still little known.pt_BR
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