Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34463
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_AnaCarolinadeOliveiraMonteirodosSantos.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Saúde em promoção ou promoção em saúde? : diálogo entre um modelo de comunicação brasileiro, um canadense e um estadunidense
Autor : Santos, Ana Carolina de Oliveira Monteiro dos
Orientador(es):: Mendonça, Ana Valéria Machado
Assunto:: Comunicação em saúde
Promoção da saúde
Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Fecha de publicación : 26-abr-2018
Citación : SANTOS, Ana Carolina de Oliveira Monteiro dos. Saúde em promoção ou promoção em saúde?: diálogo entre um modelo de comunicação brasileiro, um canadense e um estadunidense. 2018. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : Trata-se de pesquisa que se propõe a investigar se os modelos teóricos acerca de três processos comunicacionais, P Process, Modelo Ecossocial e Comunicação Todos-Todos, se aplicam à uma comunicação voltada para a promoção da saúde, tendo como foco sua aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do panorama sobre a comunicação voltada para a promoção na saúde praticada no Brasil e do estudo dos modelos, busca-se uma ressignificação do papel da comunicação em saúde pública brasileira, para uma dimensão promotora da saúde, com uma atuação mais horizontalizada, formativa, dialógica, intersetorial e com estratégias que promovam a participação cidadã, a autonomia dos indivíduos e a sustentabilidade das políticas, projetos e programas relacionados à saúde coletiva. Dentro da perspectiva da hermenêutica-dialética e da abordagem sistêmica, os modelos foram analisados de forma comparativa, à luz das principais características inerentes à promoção da saúde apontada por Buss. Realizou-se, complementarmente, análise documental para compreensão do panorama da comunicação no âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde. Esta demonstrou necessitar de reformas estruturantes, de forma a sair do patamar campanhístico, pontual e desarticulado, para uma visão ampliada, global da saúde e mais integrada com a sociedade e com as demais áreas de conhecimento. Concluímos que os modelos mostraram-se compatíveis com a promoção da saúde e possuem bases teóricas e práticas que podem contribuir para a comunicação voltada para a promoção no Sistema Único de Saúde. Por fim, identificamos os principais elementos componentes de uma comunicação voltada para a promoção da saúde e agregamos propostas e algumas reflexões sobre o tema.
Abstract: It is a research that investigates whether the theoretical models about three communication models, P Process, Ecossocial Model and Todos-Todos Communication, apply to a communication for health promotion, focusing on its application in the National Health System. Based on communication panorama focused on health promotion in Brazil and on the study of the models, we seek a re-signification of the role of communication in Brazilian public health, to a health promoting dimension, with a more horizontal, formative action, dialogical, intersectoral and with strategies that promote citizen participation, the autonomy of individuals and the sustainability of policies, projects and programs related to public health. From the perspective of hermeneutics-dialectics and the systemic approach, the models were analyzed in a comparative way, according to the main characteristics inherent in health promotion, as pointed out by Buss. Documentary analysis was also carried out to understand the communication landscape within the scope of the National Policy for Health Promotion. It demonstrated the need for structural reforms, in order to get out of the campaign focused, punctual and disarticulated level, for a broad, global vision of the health and more integrated with society and other areas of knowledge. We conclude that the models were compatible with health promotion and have theoretical and practical bases that can contribute to the communication focused on promotion in the National Health System. Finally, we identify the main components of a communication aimed at the promotion and we aggregate proposals and some reflections on the theme.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/34463/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.