Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34436
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JaquelineBarbosaPintoSilva.pdf3,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Débora Cristina Rezende de-
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Barbosa Pinto-
dc.date.accessioned2019-04-25T21:15:08Z-
dc.date.available2019-04-25T21:15:08Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.date.submitted2018-08-14-
dc.identifier.citationSILVA, Jaqueline Barbosa Pinto. Ocupações/invasões estudantis de 2016: disputas e resultados no caso da Universidade de Brasília. 2018. 238 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34436-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEm 2015 e 2016, mais de mil instituições de ensino foram ocupadas no Brasil, o que ficou conhecido como a “primavera estudantil”. Nas universidades públicas, reivindicava-se sobretudo a não aprovação da Proposta de Emenda Constitucional “Teto dos Gastos” (PEC n. 55 e 241/2016, EC 95/2016), que limitaria por vinte anos as despesas públicas, ameaçando, no âmbito educacional nacional, o acesso e a permanência de alunos nessas instituições e a qualidade de ensino superior público. A Universidade de Brasília, localizada no centro político do país, embora tenha entrado tardiamente na onda de mobilizações, teve dezessete prédios ocupados, por quarenta e cinco dias. Esta dissertação estuda as disputas e os resultados desse caso. Mais do que uma tentativa de definição de sucesso ou fracasso da performance, buscou-se compreender como resultados são construídos e articulados entre os principais atores envolvidos e como isso influencia no repertório de estratégias do movimento. Por meio de abordagem interpretativista e multimétodos, averigou-se os motivos que levaram o movimento a escolherem a ocupação como estratégia de ação coletiva, as percepções dos atores sobre os desdobramentos de curto e médio prazo dessa performance e os passos seguintes do movimento com base nessas percepções.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOcupações/invasões estudantis de 2016 : disputas e resultados no caso da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMovimento estudantilpt_BR
dc.subject.keywordOcupação estudantilpt_BR
dc.subject.keywordProtestopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In 2015 and 2016, more than a thousand educational institutions were occupied in Brazil, what became known as “the student spring". In public universities, it was mainly claimed the non-approval of the Proposal for the Constitutional Amendment "Ceiling of Expenditures", which for twenty years would limit the public expenses, threatening, in the national educational context, the access and permanence of students in these institutions and the quality of public higher education. The University of Brasília, located in the political center of the country, although it was late in the wave of mobilizations, had seventeen buildings occupied, for forty-five days. This dissertation studies the disputes and the results (outcomes and impacts) of this case. More than an attempt to define success or failure of the performance, we sought to understand how results were constructed and articulated between the main actors involved and how this influenced the repertoire of the movement strategies. Through an interpretative and multi-method approach, this research investigates the reasons that led students to choose occupation as their strategy, the principal actors’ perceptions about the short and medium-term effects of this choice and the movement’s next steps based on those perceptions.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciência Política (IPOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.