Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34408
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MoisésSiprianodeResende.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O currículo de formação em Educação Física : análise das produções científicas
Autor(es): Resende, Moisés Sipriano de
Orientador(es): Lazzarotti Filho, Ari
Assunto: Educação física - formação profissional
Produção científica
Diretrizes curriculares
Data de publicação: 23-Abr-2019
Referência: RESENDE, Moisés Sipriano de. O currículo de formação em Educação Física: análise das produções científicas. 2018. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A formação superior em Educação Física inicia-se no Brasil na década de 1930. No decorrer do tempo, sofre inúmeras mudanças em seu aspecto legal e pedagógico. No início do século XXI há um aumento da produção acadêmico e científica e a formação superior em Educação Física passa a ser mais investigada. No entanto, alguns estudos de revisão bibliográfica indicam que as pesquisas veiculadas sobre formação têm priorizado a análise das Diretrizes Curriculares Nacionais e da alteração dos currículos dos cursos de Educação Física, não considerando outros aspectos como o ensino, a aprendizagem e a avaliação. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo investigar como as produções científicas veiculadas por periódicos da área no período de 2000 a 2017 têm analisado o currículo de formação em Educação Física. Os objetivos específicos contemplaram a identificação do nível de desenvolvimento curricular analisado, a identificação dos temas abordados e das referências (autores e obras) utilizadas pelas pesquisas na análise do currículo. Foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica em dez periódicos classificados no QUALIS CAPES de A1 a B3 em Educação Física. Para a análise dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Foram identificados 230 artigos o que representa 2,8% do total de artigos publicados pelos periódicos no período. O nível de desenvolvimento curricular mais analisado foi o currículo realizado, caracterizado por conhecimentos, concepções e comportamentos adquiridos pelos estudantes no processo de formação. Nenhuma pesquisa analisou o currículo avaliado isoladamente no âmbito da formação em Educação Física. O principal tema investigado foi as disciplinas dos cursos de formação em Educação Física e a maior parte das pesquisas não utiliza referências para conceituar e discutir currículo. Os resultados sugerem a necessidade de um maior investimento em pesquisas sobre formação, a articulação entre os níveis de desenvolvimento do currículo com ênfase em pesquisas no nível do currículo avaliado, além de apropriação de referenciais teóricos para discutir currículo.
Abstract: The superior formation in Physical Education begins in Brazil in the decade of 1930. In the course of time, it undergoes numerous changes in its legal and pedagogical aspect. At the beginning of the 21st century there is an increase in academic and scientific production and higher education in Physical Education is more investigated. However, some bibliographic review studies indicate that the studies published about training have prioritized the analysis of the National Curricular Guidelines and the alteration of the curriculum of Physical Education courses, not considering other aspects such as teaching, learning and evaluation. Therefore, the present research had as objective to investigate how the scientific productions published by periodicals of the area in the period from 2000 to 2017 have analyzed the training curriculum in Physical Education. The specific objectives included the identification of the level of curriculum development analyzed, the identification of the topics addressed and the references (authors and works) used by the researches in curriculum analysis. A bibliographic research was carried out in ten journals classified in QUALIS CAPES from A1 to B3 in Physical Education. For the analysis of the data was used the technique of content analysis. Were identified 230 articles, representing 2.8% of the total number of articles published by the periodicals. The most analyzed level of curriculum was the curriculum development, characterized by knowledge, conceptions and behaviors acquired by students in the training process. No research analyzed the curriculum evaluated separately in the scope of Physical Education training. The main subject investigated was the disciplines of the physical education training courses and most of the research does not use references to conceptualize and discuss curriculum. The results suggest the need for greater investment in training research, the articulation between levels of curriculum development with emphasis on research at the level of the curriculum evaluated, and the appropriation of theoretical references to discuss curriculum.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.