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2003_DalianaBandeiraLuzMonteiroSantos.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Procedimento para a construção dos conjuntos fuzzy utilizados em controladores semafóricos
Outros títulos: Procedure for definition of fuzzy traffic signal controllers fuzzy sets
Autor(es): Santos, Daliana Bandeira Luz Monteiro
Orientador(es): Jacques, Maria Alice Prudêncio
Assunto: Engenharia de tráfego
Trânsito - sinais e sinalização
Semáforo - sistemas inteligentes de controle
Data de publicação: 15-Abr-2019
Referência: SANTOS, Daliana Bandeira Luz Monteiro. Procedimento para a construção dos conjuntos fuzzy utilizados em controladores semafóricos. 2003. xiii, 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: A utilização de controladores semafóricos fuzzy em interseções isoladas iniciou-se em 1977, com o trabalho de Pappis e Mamdani, a partir do qual outros trabalhos foram desenvolvidos. Os controladores fuzzy são projetados com base no conhecimento e experiência dos especialistas da área. Os trabalhos existentes, no entanto, registram o uso do conhecimento dos especialistas, mas não indicam a forma empregada para sua aquisição. Outro ponto importante a destacar é que o impacto da definição do processo de fuzzification, em termos de partições do universo de discurso e das funções de pertinência na resposta dos controladores, não tem sido explicitamente avaliado. A presente dissertação avalia o impacto de alterações nos conjuntos fuzzy sobre o desempenho dos controladores semafóricos e define um procedimento para a definição destes conjuntos junto aos especialistas. A avaliação do impacto de alterações nos conjuntos fuzzy sobre o desempenho dos controladores semafóricos foi realizada através de um experimento controlado de simulação do tráfego, utilizando-se o software HUTSIM. Foi testado o impacto de diferentes conjuntos para as variáveis de entrada e saída sobre o desempenho do controlador. O teste mostrou que o impacto depende da intensidade do volume de tráfego controlado. Para volumes médios e altos foi verificado impacto significativo para diferentes medidas de desempenho do tráfego e para as variáveis que diretamente representam a resposta do controlador (tempo de verde e duração do ciclo). O procedimento para aquisição e definição dos conjuntos fuzzy foi concebido e testes foram realizados junto aos órgãos de trânsito do Distrito Federal e da cidade de Porto Alegre, comprovando sua eficácia e viabilidade de utilização.
Abstract: Traffic signal controllers for isolated intersections have been used since 1977 due to work developed by Pappis and Mandani. Since then, other research studies have been developed. Fuzzy controllers are designed based upon experts' knowledge and experience. Although existing research shows that experts’ knowledge has been used, they do not present the process utilized for its acquisition. Moreover, the impact of the definition of the fuzzification process has not been categorically evaluated regarding the partitions of the universe of discourse and the membership functions on the controller response. This research analyses the impact of alterations to the fuzzy sets on traffic signal controllers' performance and presents a procedure for the definition of these sets based upon expert knowledge. An evaluation of this impact in terms of traffic signal controllers' performance was carried out through a controlled traffic simulation experiment, using HUTSIM software. The impact of different sets of input variables on controlled performance was tested. This test showed that the impact depends on the intensity of the controlled traffic volume. It was verified that for high and average volumes the impact was significant in terms of the different measurements for traffic performance and regarding the variations that directly represent the controller response (green time and cycle length). The procedure for the acquisition and definition of the fuzzy ensembles was formulated and tests conducted through traffic agencies in the Distrito Federal and the city of Porto Alegre proved its efficiency and viability.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília, em 12 de novembro de 2008, pelo coordenador da PPGT Prof. Pastor W. Gonzales Taco para disponibilizar no site repositorio.unb.br todas as teses e dissertações constantes no site da PPGT.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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