Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34318
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RaoniMachadoMoraesJardim.pdf5,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico
Autor(es): Jardim, Raoni Machado Moraes
Orientador(es): Ibáñez de Novión, Martin-Léon-Jacques
Assunto: Pensamento decolonial
Pensamento moderno ocidental
Interculturalidade
Data de publicação: 3-Abr-2019
Referência: JARDIM, Raoni Machado Moraes. Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes: do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico. 2018. 389 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa busca colaborar com o fortalecimento da interculturalidade na docência e na produção de conhecimento no ensino superior dentro do âmbito latino-americano. Em um primeiro momento, é desenvolvida uma revisão bibliográfica para refletir criticamente sobre a conformação do pensamento moderno ocidental hegemônico e do campo científico, e a sua relação com as atuais questões étnico-raciais na América Latina, especialmente no Brasil e na Colômbia. Busca-se problematizar, nesse processo, a posição “dominador-dominado” que os docentes latino-americanos ocupam dentro da estrutura de produção de conhecimento. No segundo momento, a análise feita anteriormente é aplicada ao campo do Pensamento Decolonial, de forma que se perceba a posição dos seus intelectuais nessa estrutura. Após apresentar valiosas ideias do grupo Modernidade/Colonialidade, é realizada uma análise do discurso da obra El Giro Decolonial (2007). A intenção é contribuir para o aperfeiçoamento desse campo, especialmente pela evidência dos possíveis intervalos entre o “giro decolonial” e um giro epistêmico efetivo. Na última etapa, através de uma revisão da bibliografia sobre experiências relevantes, a educação intercultural é abordada como o paradigma para potenciais giros epistêmicos. O projeto Encontro de Saberes é tomado como estudo de caso, com destaque para a sua realização na Universidade de Brasília - onde o campo foi efetivamente realizado, durante 2017 - e na Pontíficia Universidad Javeriana, onde o projeto ocorreu em 2012. Nessa última a pesquisa foi feita por meio de levantamento bibliográfico e entrevistas à distância.
Abstract: The present research seeks to strengthen the interculturality in teaching and in the production of knowledge in higher education within the Latin American scope. At first, a literature review is developed to reflect critically on the conformation of modern hegemonic western thinking and the scientific field, and its relationship with the current ethnic-racial issues in Latin America, especially in Brazil and Colombia. In this process, I seek to problematize the "dominator-dominated" position that Latin American scholars occupy within the structure of knowledge production. In the second moment, the analysis done previously is applied to the field of Decolonial Thinking, so that one can perceive the position of its intellectuals in this structure. After the presention of valuable ideas from the Modernity / Coloniality group, a discourse analysis of the work El Giro Decolonial (2007) is developed. The intention is to contribute to the improvement of this field, especially by the evidence of possible gaps between "decolonial turn" and an effective epistemic turn. In the last step, through a literature review on relevant experiences, intercultural education is approached as the paradigm for potential epistemic turns. The project Encontro de Saberes is taken as a case study, especially at the Universidade de Brasília - where the field work was effectively held, during 2017 - and at the Pontíficia Universidad Javeriana, where the project took place in 2012. For the latter, the research was done through bibliographical survey and remote interviews.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.