Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34317
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RaqueldeHolandaRufino.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estética do espaço cinematográfico : uma reflexão sobre a imagem da cidade no cinema
Autor(es): Rufino, Raquel de Holanda
Orientador(es): Silva, Gustavo de Castro e
Tacussel, Patrick
Assunto: Cinema
Fenomenologia
Espaço cinematográfico
Data de publicação: 3-Abr-2019
Referência: RUFINO, Raquel de Holanda. Estética do espaço cinematográfico: uma reflexão sobre a imagem da cidade no cinema. 2018. 176 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O espaço no cinema é visto nesta tese como uma criação iniciada no interior de uma obra, ultrapassando a superfície da tela para envolver também o espaço de ação do inconsciente do espectador. Enquanto importante elemento cinematográfico, o espaço possibilita ao espectador o reconhecimento de um conjunto de códigos narrativos que o conduzem a uma experiência com a obra. Sendo assim, temos por objeto de estudo o espaço no cinema, em especial àquele que toma a cidade como espaço cinematográfico. Consideramos que ter a cidade como ambiente específico contribui para a compreensão da maneira como cinema possibilita uma experiência afetiva com esse espaço. Diante desse contexto, nosso objetivo foi ampliar a reflexão em torno do espaço no cinema tendo como suporte a busca de uma poética das experiências estéticas nos espaços das cidades do Recife (Pernambuco) e de Marseille (França) a partir das obras A Febre do Rato (2011), de Cláudio Assis e Xi you (2014), de Tsai Ming-liang. Nesse sentido, o cinema é visto enquanto uma arte que oferece uma experiência fenomenológica na qual o espectador coloca seu corpo e sua consciência no meio da discussão acerca do espaço no cinema. A partir desse ponto de vista, temos como aporte teórico e metodológico a fenomenologia numa perspectiva de análise da imagem no cinema como fenômeno que acontece no momento em que ela surge na consciência sensível do homem. Compreendemos que a fenomenologia conduz o olhar para o objeto de estudo a partir dele mesmo, do processo que ele produz. E, por isso, a relação entre espectador e filme se insere no centro da experiência fílmica. Por fim, as análises desenvolvidas nos levam à conclusão de que o espaço no cinema pode ser compreendido como espaços atravessados e vazios, categorias estéticas baseadas na percepção do fenômeno do espaço no interior da experiência cinematográfica cujas criações imagéticas vistas na tela se complementam com as construções imaginárias do espectador, que encontram na prática da errância um modo de habitar o espaço, uma fonte de novos olhares e um forte alicerce na reinvenção do espaço no cinema.
Abstract: The cinema space is presented in this thesis as a creation initiated inside the movie and interacting beyond the surface of the screen to also involve the action of spectator’s unconscious. As an important film element, the space makes possible the spectator to recognize a set of narrative codes leading him to an experience with the film. Therefore, the cinema space turns the study object, especially to the movies that take the city as a cinematographic space. We consider that having the city as a specific environment contributes to the understanding of how cinema allows an affective experience with this space. In view of this context, our objective is to broaden the reflection around the space in the cinema having as support the search for a poetic of the aesthetic experiences in the Recife (Pernambuco) and Marseille (França) cities through the films A febre do rato (2011), realized by Cláudio Assis, and Xi you (2014), by Tsai Ming-liang. In this sense, cinema is seen as an art offering a phenomenological experience, in which the spectator places his body and his consciousness in the middle of the discussion about cinema space. From this point of view, we have the approach of theoretical and methodological phenomenology for a perspective of image analysis in the cinema as a phenomenon that happens at the moment in which it arises in the man’s sensitive consciousness. We understand that phenomenology drives the look at the object of study from itself, through the process it produces. And because of this, the relation between spectator and film is inserted at the center of the film experience. Finally, this research analysis leads us to the conclusion that cinema space can be understood as spaces crossed and empty. Aesthetic categories based on the perception of the space phenomenon within the cinematographic experience whose imagery creations seen on the screen are complemented by the spectator constructions. By this way, the spectator finds a source of new looks and a strong foundation in the reinvention of cinema space through this practice of wandering a way of inhabiting space.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.