Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34251
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SauloNepomucenoFurtadodeAraujo.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Não sou boy, só não sou otário : negócios, diversão e prestígio nos mercados pop periféricos
Autor(es): Araujo, Saulo Nepomuceno Furtado de
Orientador(es): Farias, Edson Silva de
Assunto: Periferia - cultura
Produção cultural
Mercado musical
Consumo cultural
Data de publicação: 1-Abr-2019
Referência: ARAUJO, Saulo Nepomuceno Furtado de. Não sou boy, só não sou otário: negócios, diversão e prestígio nos mercados pop periféricos. 2018. 224 f. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O trabalho tem por objetivo caracterizar alguns processos contemporâneos de expansão e complexificação das redes de produção cultural fomentadas por diferentes populações periféricas no Brasil, com foco direcionado ao mercado musical. A partir da investigação de contextos festivos e conteúdos musicais, majoritariamente produzidos, distribuídos e consumidos por jovens moradores de periferias urbanas do país, o interesse recai nas formas como a triangulação entre as dimensões dos negócios, os modos de diversão e as dinâmicas de prestígio se articulam no delineamento de extensas tramas de interdependências humanas, que dão forma aos pujantes mercados do entretenimento pop periférico nacional. Esses mercados e expressões culturais são entendidos enquanto simultaneamente pop, por visarem o alcance de públicos amplos e manifestarem abertos objetivos comerciais, e periféricos, do ponto de vista geográfico, por emergirem a partir de contextos periféricos urbanos, e do ponto de vista simbólico, por ocuparem, em geral, posições periferizadas em relação a um conjunto de critérios de julgamento e avaliação cultural acionados por diferentes segmentos da população e determinadas instâncias de consagração cultural, no contexto brasileiro. Serão investigadas específicas dinâmicas processadas nas últimas décadas, respectivas à vertiginosa expansão desses mercados, potencializadas por diferentes usos de uma série de recursos tecnológicos digitais de produção e distribuição musical em diferentes contextos periféricos. Se tentará compreender as condições de posicionamento da música pop brasileira no contexto global e alguns processos socio-histórico de construção das dinâmicas de prestígio musical no contexto brasileiro, bem como se processará a tentativa de delinear nuances conceituais e diferentes caracterizações sociais no recurso ao “periférico”, tematizando diferentes trânsitos entre as posições “centrais” e “periféricas” no contexto do mercado musical brasileiro, tornando fundamentais discussões em torno de questões de gênero, raça e diversidade sexual, decisivas no que tange às configurações contemporâneas dos trânsitos e redes interperiféricas de produção, distribuição e consumo musical.
Abstract: The main objective of this research is to characterize contemporary processes of expansion and complexification of cultural production networks supported by different peripheral populations in Brazil, focusing on the music market. It explores festive contexts and musical contents mostly produced, distributed and consumed by young people living in urban peripheries of the country. More specifically, the thesis examines how the triangulation between business, entertainment and prestige is linked to the formation of human interdependences, which shaped the growing markets of national peripheral pop entertainment. These markets and cultural expressions are here understood as being simultaneously: pop, as they intend to reach broad audiences and have an openly commercial objective; and peripheral, considering its geographical emergence in urban peripheral context and its symbolic position in the evaluation criteria of major instances of cultural consecration in Brazil. Therefore, the research investigates specific dynamics in the last decades, considering the vertiginous expansion of these markets, mainly potentiated by different uses of digital technologies of musical production and distribution. Finally, it tries to comprehend the conditions of Brazilian pop music in the global context and the historical processes which construct musical prestige in Brazil, and at the same time it attempts to delineate nuances in the “capturing” of the peripheral, revealing different transits between the “central” and “peripheral” positions of the Brazilian music market - what addresses fundamental discussions about gender, race and sexual diversity issues - in the contemporary configuration of inter-peripheral networks of musical production, distribution and consumption.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.