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2018_DálcioRosárioAlves.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorAlves, Dálcio Rosário-
dc.date.accessioned2019-04-01T16:57:41Z-
dc.date.available2019-04-01T16:57:41Z-
dc.date.issued2019-04-01-
dc.date.submitted2018-07-13-
dc.identifier.citationALVES, Dálcio Rosário. Das lutas às labutas: a resistência de mulheres na peleja por terra e educação no assentamento Papa Mel do MST. 2018. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34244-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente Dissertação estuda a inserção das mulheres trabalhadoras rurais na luta pela terra no processo de ocupação, desapropriação e construção do Assentamento Papa Mel, no município de Unaí-MG. Analisa, para tanto, a participação delas nos conflitos existentes na construção do “PA Papa Mel”, desde a época do acampamento até o assentamento e suas realizações. Feito isso, esta pesquisa de investigação social, de caráter exploratório e abordagem qualitativa tem por objetivo analisar o protagonismo das mulheres do referido assentamento na luta pela terra e por educação. Esta pesquisa tem como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético, que utiliza das categorias de historicidade, mediação, contradição e totalidade para dialogar com o contexto histórico, cultural e social das mulheres do campo. A análise incide sobre o desvelamento dos determinantes que levaram as mulheres trabalhadoras rurais, após a conquista da terra, voltarem-se para o espaço doméstico e/ou assumirem cargos de menor relevância nas organizações políticas do assentamento. No conflito do assentamento Papa Mel, as mulheres tiveram um papel fundamental, enfrentando a violência policial, sendo linha de frente dos conflitos com as forças de repressão, expondo suas vidas e a de suas famílias. Após a conquista da terra, transformada no Assentamento Papa Mel, houve mudanças na participação das mulheres. Observou-se que apesar do protagonismo das famílias, em especial das mulheres no assentamento, essas trabalhadoras do campo ainda vivenciam condições sociais, econômicas, políticas e culturais desiguais em relação aos homens, expressando as desigualdades de gênero presentes no cotidiano do assentamento: na associação, no trabalho doméstico e agrícola. A luta pela terra no assentamento Papa Mel e a conquista não significou necessariamente a incorporação da emancipação das mulheres trabalhadoras rurais. Contudo, a participação política no desenvolvimento das lutas propicia às mulheres se descobrirem e iniciarem um processo de libertação enquanto gênero. Há sinais de continuidades e rupturas da cultura vigente, quase sempre impulsionada pela organização das mulheres trabalhadoras do campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDas lutas às labutas : a resistência de mulheres na peleja por terra e educação no assentamento Papa Mel do MSTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLuta pela terrapt_BR
dc.subject.keywordMulheres - condições sociaispt_BR
dc.subject.keywordMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAssentamentos ruraispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation is about a study of the insertion of working rural women on the fight for land in the process of occupation, expropriation and construction of the Papa Mel settlement, in Unaí, Minas Gerais, Brazil. Therefore, it analyses the participation of these women on the existing conflicts of “PA Papa Mel”, from the time it was a camping until it became a settlement and their accomplishments. After that, this social investigation research, with an exploratory character and a qualitative approach, has the objective to analyse the protagonism of the women of this settlement on the fight for land y through education. This research has as its epistemological basis the Historical Dialectical Materialism, which uses the categories of historicity, mediation, contradiction and totality to dialogue with the historical, cultural and social context of rural women. The analysis focuses on the unveiling of the determinants which led the working rural women, after the conquest of the land, to return to the domestic space and/or take less important positions in the political organizations of the settlement. In the conflict of Papa Mel, the women played a key role, facing police violence, being the front line of the conflicts with the forces of repression, exposing their lives and their families. After the conquest of the land, transformed into the Papa Mel settlement, there were changes in the participation of the women. It was observed that despite the prominence of the families, especially the women in the settlement, these rural workers still experience unequal social, economic, political and cultural conditions in relation to men, expressing the gender inequalities present in the daily life in the settlement: in the association, in the domestic and agricultural work. The fight for the land in Papa Mel settlement and the conquest did not necessarily mean the incorporation of the emancipation of working rural women. However, the political participation in the development of the fights enables women to discover and initiate a process of gender liberation. There are signs of continuity and rupture of the current culture, almost always driven by the organization of working women in the countryside.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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