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Título: O metateatro de Renato Russo : dramaturgo solitário
Autor(es): Leon, Diego Chehin Ponce de
Orientador(es): Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de
Assunto: Russo, Renato, 1960-1996 - crítica e interpretação
Teatro
Metateatro
Dramaturgia
Data de publicação: 14-Mar-2019
Referência: LEON, Diego Chehin Ponce de. O metateatro de Renato Russo: dramaturgo solitário. 2018. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa investiga Renato Russo (1960-1996) como dramaturgo, faceta até então inédita do músico, poeta, rock star e líder da banda Legião Urbana. A dissertação apresenta a peça A verdadeira desorganização do desespero, escrita por Russo em setembro de 1982 e desconhecida do grande público por ter sido engavetada por 31 anos, e consequentemente jamais montada. A peça foi trazida à tona pela primeira vez em uma série de reportagens escrita por este pesquisador no jornal Correio Braziliense, em 2013. Esta investigação desdobra e analisa elementos do metateatro como hipotética ferramenta principal e de maior recorrência na dramaturgia de A verdadeira desorganização do desespero. A metodologia de abordagem dialoga com a cartografia, oestudo de caso e o trabalho de campo, dentro do recorte e objetos selecionados dometateatro, que traz a intervenção da personagem Carmela Veloso de Beauvoir – construída e motivada por esta pesquisa – para propor uma interferência performativa e metalinguística ao longo de todo o material, dividido em três partes principais. No primeiro capítulo, a pesquisa retrata uma breve perspectiva histórica da cena teatral brasiliense no final da década de 1970 e primeiros anos da década seguinte, para estabelecer um marco contextual do período no qual Renato teve maior contato com o teatro produzido em Brasília e reconstruir seus primeiros passos na prática da linguagem teatral. O segundo capítulo examina o marco conceitual do metateatro, enquanto o terceiro e último capítulo apura os achados do laboratório prático instigado pela primeira leitura dramática da peça de Renato Russo, promovida por este pesquisador em 2017, com alunos do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, de forma a permitir esta investigação sobre a metateatralidade de Renato Russo, assim como favorecer um olhar crítico sobre o material jamais encenado.
Abstract: This research investigates Renato Russo (1960 – 1996) as a playwright, an unknown side of him, widely recognized as a musician, poet, rock star and lead singer of the band Legião Urbana. The dissertation presents the play A verdadeira desorganização do desespero (The true disorganization of despair), written by Renato Russo in September, 1982 and unknown to the general public, as it had been shelved for 31 years, and consequently never staged. The play was brought up to the public eye, for the first time, throughout a series of articles written by this researcher and published in Correio Braziliense, in 2013. This investigation unfolds and analyzes elements from metatheatre as hypothetical main and most recurrent tool in the dramaturgy of A verdadeira desorganização do desespero. The methodology of approach dialogues with cartography, the study case and the field work, within the scope and selected matters of metatheatre, which brings out the character Carmela Veloso de Beauvoir – framed and motivated by this research – to propose a metalinguistic and performative interference throughout the material. In the first chapter, the research portrays a brief historical perspective of the theatre panorama in the end of the 1970‟s and the first years of the following decade, to establish a contextual framework of the period in which Renato had a greater contact with the theatre produced in Brasília and to rebuild his first steps in the practice of theatrical language. The second chapter examines the conceptual framework of metatheatre, while the third and final chapter scans the findings of the practical laboratory instigated by the first dramatic reading of Renato Russo's play, promoted by this researcher in 2017, with students from the Department of Performing Arts of the University of Brasília, in order to allow this investigation on the metatheatry of Renato Russo, as well as to favor a critical eye on the never staged material.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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