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dc.contributor.advisorMontoro, Tânia Siqueira-
dc.contributor.authorCunha, Renato José Pinto da-
dc.date.accessioned2019-03-14T18:15:22Z-
dc.date.available2019-03-14T18:15:22Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.date.submitted2018-08-27-
dc.identifier.citationCUNHA, Renato José Pinto da. Fellinimaginário: por uma teoria imaginativa do cinema. 2018. 320 f. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34178-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPor meio da identificação na cinematografia de Federico Fellini de quatro categorias estéticas não canônicas — o onírico, o mnêmico, o espetacular e o utópico —, aqui tratadas como categorias estéticas imaginativas, esta tese propõe uma teoria felliniana imaginativa do cinema, que também se revela representativa para se pensar outras cinematografias. E isso se dá pelo desenvolvimento da ideia de imaginidades, ou ciências imaginativas, como o lugar de conhecimento das artes em geral, e pela percepção de que, no âmbito das imaginidades, teoria e estética se complementam e se confundem, e pela proposição das bases do que se entende por teoria imaginativa do cinema, e pela demonstração de que tais categorias estéticas imaginativas são compostas por conceitos visuais, ou mais especificamente por aquilo que o filósofo Julio Cabrera estruturou como conceitos-imagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFellinimaginário : por uma teoria imaginativa do cinemapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordFellini, Federico, 1920-1993pt_BR
dc.subject.keywordCinema - estéticapt_BR
dc.subject.keywordCinema - enredos, temas etc.pt_BR
dc.subject.keywordCinematografiapt_BR
dc.subject.keywordImagem cinematográficapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Through the identification in Federico Fellini’s cinematography of four non-canonical aesthetic categories — the oneiric, the mnemic, the spectacular and the utopic —, here understood as imaginative aesthetic categories, this thesis proposes an Fellini’s imaginative theory of cinema, that also reveals itself representative to think about other cinematographies. And this is due to the development of the idea of imaginities, or imaginative sciences, as the place of knowledge of the arts in general, and to the perception that, in the framework of the imaginities, theory and aesthetics are complemented and confused, and to the proposition of the bases of what is meant by the imaginative theory of cinema, and to the demonstration that such imaginative aesthetic categories are composed of visual concepts, or more specifically by what the philosopher Julio Cabrera structured like concept-images.pt_BR
dc.description.abstract4Attraverso l’identificazione nella cinematografia di Federico Fellini di quattro categorie estetiche non canoniche — l’onirico, il mnemonico, lo spettacolare e l’utopico —, qui trattate come categorie estetiche immaginative, questa tesi propone una teoria felliniana immaginativa del cinema, che si dimostra anche rappresentativa per pensare ad altre cinema-tografie. E ciò si verifica per lo sviluppo dell’idea di immaginistica, o scienze immaginative, come il luogo di conoscenza delle arti in generale, e per la percezione che, nell’ambito dell’immaginistica, teoria ed estetica si completano e si confondono, e per la proposizione delle basi di quello che si intende per teoria immaginativa del cinema, e per la dimostra-zione che tali categorie estetiche immaginative sono composte da concetti visivi, o più precisamente da quello che il filosofo Julio Cabrera ha strutturato come concetti-immagine.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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