Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34175
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AmandaLucydosSantosCosta.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Osman Lins e a carnavalização na literatura para a infância em O diabo na noite de natal
Autor(es): Costa, Amanda Lucy dos Santos
Orientador(es): Nuto, João Vianney Cavalcanti
Assunto: Lins, Osman, 1924-1978 - crítica e interpretação
Literatura infantil
Cultura popular
Data de publicação: 13-Mar-2019
Referência: COSTA, Amanda Lucy dos Santos. Osman Lins e a carnavalização na literatura para a infância em O diabo na noite de natal. 2018. xi, 82 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Apesar de não ter priorizado a escrita de obras para crianças, Osman Lins dedicou-se à criação de uma narrativa infantil na qual reuniu importantes personagens que também fizeram parte da sua própria experiência literária. Em Capa-Verde e o Natal (1967), peça teatral mais tarde adaptada para conto e publicada sob o título de O Diabo na Noite de Natal (1977), Osman Lins envolve em um conflito personagens de diversas esferas culturais, dofolclore à literatura sacra, em busca de um mesmo objetivo. Ao analisar a obra, lançamos um olhar mais atento a seus aspectos carnavalescos, na tentativa de confirmar a nossa hipótese de que a carnavalização literária, no conto de Osman Lins, é utilizada como estilo e recurso que promove tanto o estreitamento na relação entre a literatura para a infância e as culturas (popular, erudita, de massa) quanto a possibilidade de ampliação da capacidade de interpretação da criança enquanto leitora – de livros e do mundo.
Abstract: Although he did not prioritize the writing of children's books, Osman Lins devoted himself to creating a children's book in which he brought together important characters who were also part of his own literary experience. In Capa-Verde e o Natal (1967), a play later adapted for a short story and published under the title of O Diabo na Noite de Natal (1977), Osman Lins involves in a conflict characters of diverse cultural spheres, from folklore to sacred literature, in search of a common objective. When analyzing this book, we cast a closer look at its carnivalesque aspects, trying to confirm our hypothesis by assuming that the literary carnivalization, in this short history, is used as a literary style and linguistic resource which promotes both the approach between the literature for children and cultures (popular, erudite, mass) and the possibility of expanding the child's capacity for interpretation – as a reader of texts or a reader of the world.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.