Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Medeiros, Amanda Marina Andrade | - |
dc.contributor.author | Muniz, Cristiano Alberto | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-08T10:49:59Z | - |
dc.date.available | 2019-03-08T10:49:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-11 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Amanda Marina Andrade; MUNIZ, Cristiano Alberto. Dificuldade de aprendizagem matemática escolar: uma produção subjetiva. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34114 | - |
dc.description.abstract | Os atuais conceitos e definições de dificuldade de aprendizagem matemática estão estreitamente
relacionados aos processos cognitivos dos alunos, realidade que leva as análises científicas a
exclueírem desse processo as emoções produzidas ou exteriorizadas pelos alunos na
aprendizagem matemática. Assim, destaca-se a relevância do presente trabalho, que tem como
objetivo de compreender os processos subjetivos de uma criança do terceiro ano do ensino
fundamental considerada em situação de dificuldade de aprendizagem matemática. Tivemos
como base epistemológica de investigação a Teoria da Subjetividade de González Rey, trazendo
a Epistemologia Qualitativa como norteador metodológico. A metodologia construtivointerpretativa
orientou o trabalho de campo, que ocorreu em uma escola pública do Distrito
Federal. O sistema conversacional foi o principal procedimento metodológico, por meio de
instrumentos que permitiram a expressão de pensamentos e sentimentos. O presente estudo
permitiu a compreensão de configurações subjetivas no processo de aprendizagem de crianças
em situação de dificuldade de aprendizagem matemática escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dificuldade de aprendizagem matemática escolar : uma produção subjetiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Professora Amanda Marina Andrade Medeiros para disponibilizar o trabalho, em 07 de março de 2019, no site repositorio.unb.br, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current concepts and definitions about mathematic learning difficulties are associated with
students’ cognitive processes, excluding of the scientific analyzes about mathematic learning
the emotions produced or expressed by students. Therefore, we emphasize the relevance of the
present work, whose objective is to understand the subjective processes of a child of the third
year of elementary school considered in a mathematical learning difficulties situation. We had
as epistemological basis of research the Subjectivity Theory, by González Rey, bringing the
Qualitative Epistemology as methodological guiding. The constructive-interpretative
methodology guided the fieldwork, occurred in a public school in the Distrito Federal, Brazil.
The conversational system was the central methodological method, through instruments
permitted the expression of thoughts and feelings. The present study permitted understand the
subjective configurations in the learning process of children in learning difficulties situation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento
|