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2018_AdãoFernandesdaCunha.pdf4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMoura, Maria da Glória da Veiga-
dc.contributor.authorCunha, Adão Fernandes da-
dc.date.accessioned2019-03-06T20:45:28Z-
dc.date.available2019-03-06T20:45:28Z-
dc.date.issued2019-03-06-
dc.date.submitted2018-07-31-
dc.identifier.citationCUNHA, Adão Fernandes da. O calendário agrícola na comunidade Kalunga Vão de Almas: uma proposição a partir das práticas de manejo da mandioca. 2018. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34102-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho “O Calendário Agrícola na Comunidade Kalunga Vão de Almas: uma proposição a partir das práticas de manejo da mandioca” apresenta, como problema de pesquisa, como pensar as práticas agriculturais dentro do modelo de educação tradicional, trazendo novos elementos para a reconstrução e emancipação das propostas de educação escolar nas comunidades quilombolas. Debate ainda se a educação formal prepara os jovens Kalungas integralmente para a vida, respeitando e valorizando suas culturas dentro das práticas educativas escolares. O objetivo geral desta pesquisa foi realizar, junto aos estudantes de 7o ano do Ensino Fundamental e alunos da 1ª série do Ensino Médio da escola Estadual Calunga I. Extensão Santo Antônio, um trabalho de pesquisa-ação que resultasse na construção de um calendário agrícola local que possa fundamentar o próprio calendário escolar e as práticas de educação formal nesta escola. Tal ação deve considerar as práticas do manejo da mandioca nos processos de reconstrução e ressignificação da vida plena. Os objetivos específicos deste trabalho foram: fazer o levantamento do calendário agrícola local, tendo em vista as práticas de cultivo e processamento da mandioca; compreender esse calendário em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola; identificar outros elementos da cultura dentro do calendário agrícola para o avanço nos processos de gestão da educação; e contribuir com a luta pela execução da lei 10.639/03 na Educação Escolar Quilombola. Os principais resultados desta pesquisa são a construção de um Calendário Agrícola e de uma “Baliza” orientadora. Apresentado ao programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável Junto a Povos e Territórios Tradicionais da Universidade de Brasília/UnB, este trabalho se torna elemento de fortalecimento da luta quilombola, não somente, pelo direito à educação inclusiva e contextualizada. Traz ainda a trajetória histórica da comunidade e da vida do pesquisador. De forma resumida, o trabalho se desafiou a promover e fortalecer a luta pela efetividade de políticas públicas de educação de qualidade para a comunidade quilombola.pt_BR
dc.description.sponsorshipSecretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO calendário agrícola na comunidade Kalunga Vão de Almas : uma proposição a partir das práticas de manejo da mandiocapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCalendário agrícolapt_BR
dc.subject.keywordKalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)pt_BR
dc.subject.keywordAgriculturapt_BR
dc.subject.keywordComunidades quilombolaspt_BR
dc.subject.keywordMandioca - cultivopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work, The Agricultural Calendar in the Kalunga Community ‘Vo das Almas’: a proposal inspired by the manioc management practices”, tries to present as a research problem a new way of thinking the agricultural practices in the framework of traditional education. In addition, it tries to bring new elements for the reconstruction and emancipation of the proposals for school education, in the quilombolas communities. It tries as well, to discuss if formal education efectively prepares the Kalunga youth for life in the respect of the values of their culture, within the school education practices. Its general objective is therefore to conduct, with the students of the 7th grade of general education and students of the 1st grade of high school of the State School Kalunga I Extension Santo Antônio, a research-action that will result in the construction of a local agricultural calendar. This in turn, will finally become the base for a school calendar and for the formal education practices in this school. This research-action should consider the manioc management practices in the reconstruction processes of life in general. The specific objectives of this work are: (i) to find out what is the local agricultural calendar, in relation to the practices for the cultivation and processing of manioc; (ii) to understand this calendar in relation to the National Curricula Norms for the Quilombola School Education; (iii) to identify other cultural elements within the framework of the agricultural calendar for the development of the educational management processes; and (iv), to contribute to the application of the law 10.639/03 of the Quilombola School Education. The principal results of this research are the construction of an Agricultural Calendar and of a framework [for School Calendar? Education?]. It is presented to the Post-Graduation programme on Sustainable Development with the Traditional Peoples and Territories’ of the University of Brasilia. As such, it becomes not only a part for the strengthening of the Quilombolas struggle for the right to inclusive and contextualized education as well as the historical trajectory of the community and of the researcher’s life. In conclusion, the challenge of this work is to promote and strenghten the struggle for the effctiveness of public policies for quality education for the quilombola community.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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