Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Alexandre Bernardino | - |
dc.contributor.author | Miranda, Carla | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T11:34:40Z | - |
dc.date.available | 2019-02-21T11:34:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2018-03-05 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Carla. E a Jurema se abriu toda em flor…: a luta por reconhecimento do Povo de Jurema como povo tradicional de matriz Afro-indígena. 2018. 225 f., il. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34064 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Doutorado em Direito, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese analisa o fenômeno de visibilidade recente da Jurema Sagrada, que emerge nos
últimos 10 anos como uma religião autônoma dentre as outras religiões afro-brasileiras.
Nossa tese é que esta visibilidade se dá no campo do direito, ou seja, estamos diante de um
novo sujeito coletivo de direito em sua luta por reconhecimento. Este sujeito autonominado
como “Povo de Jurema” está em movimento na arena jurídica e criando direitos.
Compreendemos o direito, a partir de Lyra Filho, como processo de luta dos grupos sociais
no espaço público, portanto, um sistema aberto e em transformação. Por isso torna-se
necessário compreender a dinâmica da relação deste grupo com outros grupos sociais e
com o Estado para demostrar como se constitui este sujeito coletivo e que direitos ele está
criando. Para tanto investigamos no primeiro capítulo a tessitura das relações sociais
históricas entre a Jurema e outras religiões afro-brasileiras. Pudemos observar que a
presença da Jurema dentre as religiões afro-brasileiras está diretamente ligada ao modelo
de oficialização e legalização destas religiões, e ainda, que este modelo de legalização
também alterou a relação destas religiões com a Jurema. Seguindo estas conclusões
identificamos a necessidade de investigar a relação mais recente dos grupos praticantes das
religiões afro-brasileiras com o Estado. Refazemos portanto, no segundo capítulo, os
caminhos percorridos por este grupo populacional na conquista de espaços institucionais,
desde a primeira inciativa de reconhecimento que se deu pela patrimonialização da Casa
Branca do Engenho Velho até o acesso pontual a direitos por via das políticas de promoção
da igualdade racial e política de combate às desigualdades sociais. Analisando estes
espaços conquistados identificamos a transição das categorias de nominação deste grupo
populacional, de religiões afro-brasileiras para povos de terreiro. No terceiro capítulo
seguimos este percurso analisando a constituição da política de reconhecimento específica
para os povos de terreiro, a qual estabelece a nominação “povos e comunidades
tradicionais de matriz africana” como categoria atual de diálogo destes grupos com o
Estado. É tendo o conhecimento deste contexto que apresentamos no quarto capítulo as
ações de visibilidade da Jurema. Identificamos que a visibilidade da Jurema se dá através
da presença dos juremeiros no espaço público e portanto tomamos como situação
etnográfica para nossa análise três importantes eventos realizados pelos juremeiros nos
quais participamos como observadores: o “IX Kipupa Malunguinho - Coco na Mata do
Catucá”, a “IV Caminhada dos Terreiros do Estado de Pernambuco”, e o “III Encontro de
Juremeiros e Juremeiras em Alhandra”. Entendendo as festas e eventos como
condensações de um fenômeno e, identificando a potencialidade do instrumental analítico
de rituais de Stanley Tambiah, tomamos estes eventos como performances do grupo social
na sua luta por reconhecimento e criação de direitos. No último capítulo analisamos as
performances apresentadas em termos de formação de uma identidade coletiva, analisamos
as construções discursivas que caracterizam a identidade “Povo de Jurema” como étnica e
religiosa, e por fim, analisamos como esse sujeito coletivo está criando direitos ao
mobilizar discursos e reelaborar categorias do repertório da política de reconhecimento dos
povos de terreiro. Concluímos que a emergência contemporânea da Jurema não é uma
simples diferenciação das outras religiões de matriz africana. Nas ações públicas os
juremeiros constituem-se como sujeito coletivo e se expressam através da identidade “Povo de Jurema”. É através dessa identidade que o sujeito coletivo reformula
democraticamente o direito, quando impulsiona a transformação da categoria de
reconhecimento dos povos de terreiro para “Povos Tradicionais de Matriz Afro-Indígena”.
Podemos ver desta perspectiva a agência do Povo de Jurema na construção do direito. Os
juremeiros conquistam seu espaço de cidadania e ao mesmo tempo ampliam e atualizam o
direito dos povos de terreiro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | E a Jurema se abriu toda em flor… : a luta por reconhecimento do Povo de Jurema como povo tradicional de matriz Afro-indígena | pt_BR |
dc.title.alternative | Jurema in bloom : the struggle for recognition of Jurema People as Afro-indigenous matrix traditional people | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povo de Jurema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Religiões de matriz africana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito - sujeito coletivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos tradicionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis analyzes the recent visibility phenomenon of “Jurema Sagrada”, which emerges
from the last 10 years as an autonomous religion among afro-brazilian religions. Our
theory indicates that this visibility is given within the field of rights; in other words, we are
facing a new collective subject of rights on its struggle for recognition. This subject, selfnamed
as Jurema people, is moving around the legal arena and also creating rights. We
understand rights by Lyra Filho’s view – a struggle process of social groups on the public
space. As a process, it is an open and transforming system. That is the reason why is
necessary to understand the dynamics of this group with other social groups and with the
State, in order to demonstrate how this collective subject of rights is constituted and what
kind of rigths it creates. In the first chapter, we investigate the historical social relations
fabric between the Jurema and others afro-brasilian religions. We observed that the
presence of Jurema among the afro-brazilian religions is directly attached to the
officialization model and legalization process of these religions, and more, this model also
affected the relationship of these religions with Jurema. Following these conclusions we
identify the need to investigate the most recent relationship between the afro-brazilian
religion practicing groups and the State. Therefore, in the second chapter, we redo the path
covered by this population group on the conquer of institutional spaces, since its first
attempt of recognition during the heritage process of “Casa Branca do Engenho Velho”
until the access to specific rights via government policies of racial equality promotion and
social inequality struggle. Analyzing these conquered spaces, we identify the named
cathegories transition of this population group, from afro-brazilian religion group to
“terreiro” people. In the third chapter, we follow this course analyzing the constitution of
the specific “terreiro” people acknowledgement policy, which defines “African matrix
traditional people and communities” as actual dialogue category of these groups with the
State. Having this context as a background, in the fourth chapter we present visibility
actions implemented by Jurema. We identify that the visibility of Jurema is established by
the presence of followers of Jurema on the public space. This manifestation was observed
for us on three events – “IX Kipupa Malunguinho - Coco na Mata do Catucá”, “IV
Caminhada dos Terreiros do Estado de Pernambuco” and “III Encontro de Juremeiros e
Juremeiras em Alhandra” – and was used as an ethnographic situation for our analysis.
Understanding these festivities and events as condensations of a phenomenon and,
identifying the potential of Stanley Tambiah’s analytical instrument of rituals, we take
these events as performances of the social group on the struggle for recognition and
creation of rights. In the last chapter we analyze performances presented in order to form a
collective identity, we examine discursive constructions that characterize the identity
Jurema people as ethnic and religious. In the end, we investigate how this collective
subject is creating rights when it mobilizes speeches and redevelops categories on the list
of “terreiro” people recognition policies. We conclude that the present rise of Jurema is not
a simple differentiation among African matrix religions. On civil actions, followers of
Jurema are assembled as a collective subject and express themselves by the identity of
Jurema people. It is by this identity that the collective subject democratically reformulates
rights; at the same moment it stimulates the transformation of the recognition category from “terreiro” people to “Afro-indigenous matrix traditional people”. From this
perspective we can see the Jurema people’s activism on rights construction. Followers of
Jurema win their citizenship space at the same time they broaden and update “terreiro”
people rights. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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