Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3405
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Amanda Presotti Corrêa.pdf768,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSwain, Tania Navarro-
dc.contributor.authorCorrêa, Amanda Presotti-
dc.date.accessioned2010-01-25T16:51:13Z-
dc.date.available2010-01-25T16:51:13Z-
dc.date.issued2010-01-25-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.citationCORRÊA, Amanda Presotti. Pedagogias do desejo: erotismo, violência e construção da sexualidade feminina. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em História)-Departamento de História, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3405-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2006.en
dc.description.abstractEste trabalho dedica-se à análise de textos literários eróticos produzidos por mulheres em 1982 e 2003. A partir da leitura e seleção de superfícies discursivas de seis contos (A pele em cinco atos, de Josimey Costa; Mulher sentada na areia, de Renata Pallotini; A chave na fechadura, de Cecília Prada; A mulher de ouro, de Myriam Campello; A nuca, de Daniela Versiani e Modelo vivo, de Sônia Peçanha) levantei matrizes de inteligibilidade que eram particularmente expressivas no que diz respeito às representações sociais e auto-representações das mulheres e da sexualidade feminina, objeto desse estudo. Por meio dessas matrizes foi possível entrever as estratégias discursivas de manutenção da hierarquização/naturalização das relações entre os gêneros e da violência, bem como as táticas de resistência utilizadas por tais escritoras para questionar a condição feminina na sociedade brasileira contemporânea e a manutenção do sistema patriarcal. A multiplicidade de posturas, valores, representações, e comportamentos que tais mulheres apresentam indica o questionamento das normas e valores sociais. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work provides an analysis of erotic literary texts written by women in 1982 and 2003. From the reading and selection of discursive surfaces of six short stories (A pele em cinco atos, by Josimey Costa; Mulher sentada na areia, by Renata Pallotini; A chave na fechadura, by Cecília Prada; A mulher de ouro, by Myriam Campello; A nuca, by Daniela Versiani e Modelo vivo, by Sônia Peçanha) I have collected matrixes of intelligibility, which were particularly expressive in relation to the social representations and selfrepresentations of women and the female sexuality, object of this study. By collecting these matrixes it was possible to have a glimpse of the discursive strategies used to keep up the violence and the hierarchy in the gender relations and its “natural” aspect, as well as the strategies of resistance deployed by these writers to question women’s condition within contemporary Brazilian society and the patriarchal system. The multitude of attitudes, values, representations, and behaviours expressed by these women indicate the questioning of social rules and values.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePedagogias do desejo : erotismo, violência e construção da sexualidade femininaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordErotismoen
dc.subject.keywordLiteratura eróticaen
dc.subject.keywordMulheres na literaturaen
dc.subject.keywordLiteratura - história e críticaen
dc.subject.keywordViolênciaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.