Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Vanessa Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Soares, Derbiano Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T12:42:32Z | - |
dc.date.available | 2019-02-13T12:42:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-27 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Derbiano Alves. Micro usina solar e o efeito fotovoltaico para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. 2018. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33997 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho é apresentada uma proposta de sequência didática a ser
aplicada para alunos do terceiro ano do ensino médio cujo tema é Energia Solar. A
abordagem é feita em nível introdutório, por meio dos seguintes enfoques (i) através
de uma micro usina solar, como ferramenta experimental (ii) exposição do efeito
fotovoltaico, que compõe o conteúdo de física moderna e finalmente (iii) realização de
discussões sociais sobre o tema, que resulta na inserção do conteúdo ministrado no
cotidiano do aluno. Existe uma carência deste conteúdo em livros didáticos e materiais
para o ensino médio, sendo fundamental a construção de um trabalho com esta
orientação, que relacione as situações cotidianas dos alunos com os problemas de
produção de energia, sendo evidenciado e destacado neste trabalho a questão da
energia solar. O referencial teórico para a confecção do produto educacional e
aplicação do mesmo está baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de
Ausubel e o apelo pela contextualização e utilização de temas controversos e
sociopolíticos seguem Paulo Freire. A aplicação da sequência didática ocorreu no
Centro de Ensino Médio 02 do Cruzeiro, escola de ensino médio do Cruzeiro Novo,
cidade satélite de Brasília. Para aplicação da sequência didática foram utilizados seis
encontros de aulas duplas no turno matutino e tal conteúdo foi inserido na grade
curricular do terceiro ano desta escola. Ao final deste trabalho é apresentada uma
descrição comentada das aulas à luz dos referenciais teóricos assim como uma
análise do pré-teste e pós-teste. Como resultado, podemos destacar o crescimento na
linguagem técnica e científica dos alunos e o interesse deles em convergir o conteúdo
ministrado com temas contextualizados e controversos. O produto educacional deste
trabalho é composto por uma sequência didática que serve como orientação e material
de apoio para aqueles professores que desejam inserir tal conteúdo em suas aulas,
sendo que o mesmo pode ser adaptado ou reproduzido na íntegra ou em partes para
o desenvolvimento de projetos similares. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Micro usina solar e o efeito fotovoltaico para alunos do terceiro ano do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino - ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia solar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Usina solar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeito fotovoltaico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the present work is presented a proposal of a didactic sequence to be
applied to students of the third year of high school whose theme is Solar Energy. The
approach is done at the introductory level, through the following approaches (i) through
a solar micro-power plant as an experimental tool (ii) exposition of the photovoltaic
effect, which composes the content of modern physics and finally (iii) on the subject,
which results in the insertion of the content taught in the daily life of the student. There
is a lack of this content in textbooks and materials for high school, being essential to
build a work with this orientation, which relates the daily situations of students with the
problems of energy production, being highlighted and highlighted in this work the
question of solar energy. The theoretical reference for the preparation of the
educational product and its application is based on Ausubel's Theory of Significant
Learning and the appeal for the contextualization and use of controversial and
sociopolitical themes follow Paulo Freire. The application of the didactic sequence
occurred at Cruzeiro Novo High School, Cruzeiro Novo, a satellite city of Brasília. For
the application of the didactic sequence, seven meetings of double classes were used
in the morning shift and this content was inserted in the curriculum of the third year of
this school. At the end of this paper an annotated description of the classes is
presented in light of the theoretical references as well as a pre-test and post-test
analysis. As a result, we can highlight the growth in students' technical and scientific
language and their interest in converging content delivered with contextualized and
controversial themes. The educational product of this work consists of a didactic
sequence that serves as guidance and support material for those teachers who wish
to insert such content in their classes, and it can be adapted or reproduced in whole or
in parts for the development of projects similar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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