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2018_GabrielAraújoFeitosa.pdf4,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAraújo, André Gustavo de Melo-
dc.contributor.authorFeitosa, Gabriel Araújo-
dc.date.accessioned2019-02-13T11:31:06Z-
dc.date.available2019-02-13T11:31:06Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.date.submitted2018-06-25-
dc.identifier.citationFEITOSA, Gabriel Araújo. Uma história para a nova nação: George Wrong (1860-1948) e o estabelecimento da história crítica no Canadá. 2018. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33990-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a atuação do historiador George Wrong para o estabelecimento da história crítica profissional no Canadá, analisando a sua presença nos sistemas escolares do país e, mais amplamente, para a construção de uma nacionalidade canadense até as primeiras décadas do século XX. O estudo reflete primeiramente sobre a formação de Wrong e do Canadá, considerando a rede de agentes que promove o avanço da história nacional no país. Em seguida, o trabalho se concentra na articulação entre o projeto historiográfico de Wrong e suas propostas para o ensino de história, com destaque para a escrita do manual escolar The British Nation (1903), em uma análise de sua narrativa textual e visual.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma história para a nova nação : George Wrong (1860-1948) e o estabelecimento da história crítica no Canadápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCanadá - históriapt_BR
dc.subject.keywordNacionalidade canadensept_BR
dc.subject.keywordWrong, George MacKinnon, 1860-1948 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work is an investigation on the actions of the historian George Wrong for establishing a professionalized critical history on Canada, analyzing his presence on the school systems of the country and, most widely, for the construction of a Canadian nationality until the first decades of the twentieth century. Firstly, this study reflects on the formations of Wrong and of Canada, and considers the network of agents promoting the advance of the national history in that country. Next, this work focuses on the connections between George Wrong’s project for the writing of history and his propositions about the teaching of history, with an emphasis on the school manual The British Nation (1903), in an analysis of its written and visual narratives.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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